
Após 16 rodadas, o Campeonato Brasileiro tem novo líder. Ao vencer ontem o Vitória por 1 a 0, no Barradão, o Botafogo chegou ao topo da tabela com 33 pontos, mesma pontuação do Palmeiras, mas na frente por critérios técnicos [leva vantagem por gols pró].
O Verdão venceu o Atlético-GO por 3 a 1 depois de abrir um de vantagem, sofrer o empate e colocar-se em vantagem novamente no placar. Os gols foram de Flaco López, Veiga e Alix Vinicius (contra) para o Verdão, e Shaylon pelo time goiano. O até então líder Flamengo, com a derrota para o Fortaleza [veja notícia nesta página], caiu para a terceira colocação, com 31 pontos.
Vitória e Botafogo fizeram uma primeira etapa travada e com muitas faltas. Dentro da alternância de domínio, os cariocas começaram melhor e tiveram as principais chances, especialmente com Júnior Santos e Barboza.
Aos poucos a equipe de Thiago Carpini cresceu e pressionou no fim da etapa. Wagner Leonardo e Matheuzinho desperdiçaram boas possibilidades. O empate ficou de bom tamanho, mas os gols poderiam ter saído.
Logo aos sete minutos da etapa final, Gregore sofreu pênalti de Alerrandro que Eduardo assumiu a responsabilidade de cobrar. O camisa 33 isolou a bola e sentiu uma lesão na coxa, precisando ser substituído por Tchê Tchê.
Foi justamente o volante que começou a jogada do gol, dez minutos depois. Ele dominou um passe errado de Willean Lepo, finalizou e no rebote Savarino colocou na rede: 1 a 0, placar final e a liderança para o Fogão.