
O Campeonato Mato-grossense de 2024 chega ao fim da sua primeira fase neste sábado (24), com todas as partidas marcadas para começar às 15h30 (veja a tabela de jogos nesta página). Os dois representantes de Rondonópolis chegam a esta última rodada vivendo realidades totalmente distintas.
Enquanto o União já garantiu a liderança desta primeira fase com 22 pontos e carimbou a sua classificação direta para a semifinal, o Academia, que ocupa a 8ª colocação na tabela, com seis pontos, chega no desespero, precisando da vitória para não precisar depender de outros resultados para não ser rebaixado.
Com a melhor campanha da primeira fase, o invicto União, que não pode mais ser superado pelo Cuiabá, o vice-líder do torneio com 18 pontos, receberá às 15h30, no Estádio Municipal Luthero Lopes, o também desesperado Araguaia, que chega a esta última rodada segurando a lanterna, com cinco pontos.
Para este duelo, o treinador Luciano Dias deve mandar a campo um time misto, poupando alguns jogadores para a partida da próxima quarta-feira (28), às 19h, no Luthero, válida pela Copa Verde, que reúne equipes das regiões Centro-Oeste e Norte, além do Espírito Santo.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
————————————————————————————
Disputada em partida única e eliminatória, uma vitória colorada contra o Costa Rica, atual campeão de Mato Grosso do Sul, valerá a classificação à próxima fase da competição, que ganhou ainda mais importância após a sua eliminação da Copa do Brasil, para o Atlético Goianiense, por 3 a 1, no meio de semana, no Estádio Municipal Luthero Lopes. O vencedor entre União e Costa Rica pega o Goiás na próxima fase.
Academia no desespero
Em situação crítica, para não ter que contar com outros resultados, o Academia precisa vencer, fora de casa, o quinto colocado do campeonato, o Operário, que soma 11 pontos.
Caso não vença o Chicote, o Capitão América terá que ficar na torcida para que o Araguaia não ganhe do União e o Dom Bosco, que é o vice-lanterna, com os mesmos seis pontos que o caçulinha de Rondonópolis, não supere o Luverdense, que é o terceiro colocado com 14 pontos, no Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde.
Regulamento
A última rodada do Estadual, além de definir as duas equipes rebaixadas, define também os confrontos da segunda fase do Estadual que, pelo regulamento, prevê o enfrentamento do terceiro contra o sexto e quarto mede forças com o quinto.
Estão classificados para esta segunda fase: Luverdense, Mixto, Operário e Nova Mutum. Os melhores posicionados na tabela terão a vantagem de decidir a vaga na próxima fase em casa. União e Cuiabá ficam aguardando a definição dos vencedores destes confrontos para a disputa da semifinal.