20.9 C
Rondonópolis
, 15 junho 2024
 
 

Educação financeira para crianças e adolescentes

Ensinar economia de forma leve é uma maneira de ajudar os jovens a administrarem o dinheiro

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
(Foto – Freepik)

Nos dias atuais, tem sido cada vez mais importante que os jovens saibam lidar com o dinheiro. O economista e professor do curso de Economia do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, Sandro Prado, dá dicas de como fazer com que a garotada aprenda sobre finanças.

“É mais do que necessário conversar com as crianças desde cedo sobre dinheiro, ensinando de forma atrativa a economizar e gerenciar bem os gastos. Muitas das vezes, os pais e responsáveis tratam as finanças como um tabu, o qual não pode ser abordado até os jovens se tornarem adultos. Assim, acabam cometendo os mesmos erros dos mais velhos”, explica o professor.

“Ter pais com um bom entendimento sobre finanças é o pontapé inicial para a garotada ter acesso a informações de qualidade. É muito importante manter um canal aberto de comunicação em casa com o objetivo dos menores entenderem bem como deve ser a relação com o dinheiro”, acrescenta Sandro.

Não basta apenas mostrar a importância do dinheiro e como administrá-lo. Saber exatamente o valor das coisas e a dificuldade de obtê-las, ensinar de forma lúdica questões sobre o tema, como administrar a mesada em valores simples ou apresentar o cofrinho para guardar as pequenas quantias, são alguns exemplos. Explicar e tratar as finanças com uma linguagem simples pode despertar o interesse.

“É importante que os pais demonstrem o quão fundamental é economizar para evitar que os jovens fiquem fora da realidade, assim como mostrar a necessidade deles serem introduzidos na educação financeira. Além disso, é essencial apresentar a relação entre o tempo de trabalho gasto para conseguir dinheiro com o objetivo de se tornarem adultos seguros e conscientes nos seus gastos”, finaliza o economista.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Série D: União enfrenta o CRAC fora de casa por permanência no G4

O União Esporte Clube encara o CRAC (GO), neste domingo, às 16h, na Arena Rifertil, na cidade goiana de...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img