29.8 C
Rondonópolis
, 13 junho 2024
 
 

Campanha alerta para o câncer de rim, doença geralmente assintomática

Ela causa milhares de mortes e pode ser identificada com ultrassom

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
(Foto: Tânia Rêgo / Ag. Brasil)

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) realiza, ao longo deste mês, uma campanha para alertar sobre o câncer de rim, doença que matou cerca de dez mil pessoas entre 2019 e 2021, no país, segundo a instituição.

A SBU usará suas redes sociais para divulgar mensagens, vídeos e transmissões ao vivo, com especialistas, para esclarecer as principais dúvidas sobre este tipo de tumor.

“O câncer de rim é uma doença que afeta homens e mulheres, mas tem uma maior incidência em homens, entre 50 e 70 anos. O problema do câncer de rim é que, em geral, ele é totalmente assintomático. O sinal mais frequente deste tipo de câncer é a presença de sangue na urina”, explica o presidente da SBU, Luiz Otávio Torres.

Para rastrear a doença, Torres defende realização rotineiros de exames de ultrassom abdominal ou do aparelho urinário, que observa a situação dos rins e dos órgãos adjacentes.

“Muitas vezes, a gente diagnostica um câncer de rim de forma incidental, ou seja, o exame não foi pedido para o câncer. Aquelas pessoas fizeram o ultrassom por outra razão e foi detectado um câncer”, informou.

A diretora de Comunicação da SBU, Karin Anzolch, afirmou que ainda não existe uma recomendação universal para rastrear o câncer de rim em todas as pessoas, mas a ultrassonografia abdominal é um procedimento de baixo custo e não invasivo, que poderia ser incluído na rotina de check ups.

“Sobretudo nos grupos de maior risco, [a ultrassonografia] pode detectar em fases iniciais a doença, possibilitando melhores índices de cura”.

De acordo com a SBU, além de provocar milhares de mortes, o câncer de rim levou à necessidade de realização de 18 mil procedimentos de nefrectomia (retirada total ou parcial do órgão).

O câncer renal corresponde a 3% dos tumores malignos urológicos e tem entre seus fatores de risco o tabagismo.

A campanha está sendo realizada em junho, porque o Dia Mundial do Câncer de Rim será celebrado no dia 20 deste mês.

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

  1. ANTONIO PORTUGUES EM RONDONOPOLIS COMENTA QUE GRANDES EMPRESARIOS EM RONDONOPOLIS NAO RESPEITAM A ECONOMIA CIRCULAR COMO A ACIR QUE GERE UMA POLITICA DE CAOS NA CIDADE ONDE SO INVESTEM EM INTERESSES POLITICOS CACADORES DE VOTOS .ONDE CRIAM UM FAKE NEWS NO COMERCIO DA CIDADE.ANTONIO QUER JUSTICA RESPONSAVEIS CAUSADORES DE NEGOCIOS DE ENRIQUECIMENTO ILICITOS.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Nota fiscal integrada: Novas exigências para emissão de NF-eletrônica são tema de palestra na Fecomércio MT

Consumidores de Mato Grosso já devem ter reparado que nas compras de produtos ópticos, de vestuário e calçados, além...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img