22 C
Rondonópolis
 
 

Endemia, pandemia, epidemia e surto: entenda as diferenças

Classificação é feita pelas autoridades sanitárias de uma cidade, estado ou país levando em consideração critérios técnicos

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
(Foto – Getty Images via BBC)

Em março de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que o planeta vivia uma pandemia. No início de 2022, países como França, Espanha e Dinamarca afirmaram que o coronavírus será tratado como endemia, ao invés de pandemia, em seus territórios.

A mudança baseia-se na estabilidade e/ou queda no número de casos e mortes nessas localidades. Já há alguns meses, muito se tem falado sobre surto da varíola dos macacos.

Mas, afinal, o que é endemia, pandemia, epidemia e surto? Abaixo, o professor de Medicina da Universidade de Cuiabá (Unic), Tiago Rodrigues, lista as principais diferenças entre elas.

 

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————————————————————————————————

 

 

PANDEMIA

É a disseminação mundial de uma doença. Ela ganha essa classificação quando há o surgimento de um agente infeccioso que se espalha ao redor do mundo e a maior parte das pessoas não são imunes a ele. A pandemia é considerada o pior dos cenários em uma escala de gravidade. Isso acontece pelo fato dela se estender a diversas regiões do planeta.


ENDEMIA

É uma doença de causa e atuação local. É uma classificação utilizada para doenças recorrentes e sinaliza que a população e os serviços de saúde já estão preparados para lidar com ela. É quando uma doença tem um número de casos já esperado, ou seja, ela apresenta um padrão e uma estabilidade. É importante destacar que, caso seja registrada uma alta incidência ou a doença persista, ela pode ser classificada pelas autoridades locais como hiperendêmica.


EPIDEMIA

Essa classificação é adotada quando é registrado surto em várias regiões. Por exemplo, quando há ocorrências de casos de uma doença em determinados locais ou comunidades, e esses casos vão se espalhando para outros lugares além daquele em que foi identificado inicialmente. As epidemias podem ser municipais, estaduais ou nacionais.

Para fazer essa definição, é avaliado o número de casos em relação à população, o tamanho da população e quão suscetível ela está à doença. Outros dados técnicos também são avaliados pelas autoridades sanitárias como o número de casos, o início da doença e o período do ano.


SURTO

O surto é quando há o registro de um aumento repentino do número de casos de uma doença. Para ser definido como surto, é necessário que o crescimento seja em uma região específica ou o aumento de casos ser maior do que o esperado pelas autoridades. É possível ter um surto até mesmo dentro de um hospital, por exemplo, causado por uma infecção hospitalar.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Sucessão em Roo: Encontro hoje em Cuiabá pode definir candidato único do grupo

Uma reunião programada para acontecer na manhã desta quinta-feira (28), em Cuiabá, deve definir quem será o candidato a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img