32.5 C
Rondonópolis
, 11 julho 2025
 
 

Vazio sanitário da soja começa neste domingo em Mato Grosso

Fiscalização e monitoramento em propriedades rurais onde há o cultivo da soja é realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea).

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
A interrupção do cultivo da soja é uma medida anualmente adotada para evitar a multiplicação do fungo Phakopsora pachyrhizi, conhecido como ferrugem asiática (Foto: Indea)

Já está valendo em todo Mato Grosso o vazio sanitário da soja, período em que por 90 dias sojicultores ficam impedidos de plantar ou manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento. A medida começou neste domingo (08 de junho) e vai até 06 de setembro.

A interrupção do cultivo da soja é uma medida anualmente adotada para evitar a multiplicação do fungo Phakopsora pachyrhizi, conhecido como ferrugem asiática, que uma vez presente na planta causa o amarelecimento e o bronzeamento das folhas e sua queda prematura, impedindo a plena formação dos grãos.

Em Mato Grosso o órgão responsável por fazer a fiscalização e o monitoramento em propriedades rurais onde há o cultivo da soja e demais áreas é o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea).

A autarquia realiza fiscalizações nas propriedades para verificar se o vazio sanitário está sendo cumprido. Ano passado, durante o vazio sanitário da soja, fiscais do Indea realizaram 5.825 fiscalizações.

O sojicultor que não cumprir o vazio sanitário fica sujeito a multa. Em caso de dúvidas, o produtor de soja pode procurar uma unidade do Indea mais próxima ou acessar os canais de comunicação oficiais do órgão.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -spot_img

Mais notícias...

Com inclusão de ciclovia: Prefeito determina retomada de obra de duplicação da Avenida Bandeirantes

Conforme o gabinete de comunicação do município, por determinação do prefeito Cláudio Ferreira e após solicitação formal da Secretaria...
- Publicidade -

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img