24.6 C
Rondonópolis
 
 

Representantes da etnia Bororo recebem cartilha Democracia Multilíngue

Publicações foram entregues na semana do Dia Internacional dos Povos Indígenas

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Foto – Assessoria

Representantes de duas aldeias da etnia Bororo receberam, na tarde de quarta-feira (10/08), exemplares da cartilha Democracia Multilíngue, produzida pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). O material foi elaborado nas línguas portuguesa e bororo, com o objetivo de integrar os povos indígenas e a Justiça Eleitoral.

A entrega ocorreu na semana em que se celebra o Dia Internacional dos Povos Indígenas (09.08). O presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, ressaltou a importância da participação dos povos indígenas no processo eleitoral.

“Espero que com essa iniciativa, a Justiça Eleitoral contribua com o exercício do voto, por meio do incentivo ao envolvimento de cada vez mais indígenas no processo democrático do nosso país. Nós temos mais de 16 mil eleitores cadastrados em locais de votação indígenas, uma quantidade expressiva que tem poder de escolha”.

Segundo a vice-presidente e corregedora regional eleitoral do TRE-MT, Nilza Maria Pôssas de Carvalho, esta é a concretização da segunda etapa do projeto Democracia Multilíngue, que foi lançado no final de junho. “Fizemos a primeira entrega da cartilha no idioma Paresí, na Aldeia Wazare, e agora estamos entregando a publicação no idioma da etnia Bororo. Isso é motivo de muita alegria para nós, pois acreditamos que a aproximação entre a Justiça Eleitoral e os povos indígenas é fundamental”.

Benilton Pereira Kogebou fez a tradução do texto da cartilha para o idioma Bororo, e representou o cacique da Aldeia Córrego Grande – Terra Indígena Tereza Cristina, Benedito Pereira Júnior, que é seu pai, na entrega. Segundo ele, há cerca de cinco mil indígenas bororos em Mato Grosso, distribuídos em diversos municípios.

“Essa cartilha é muito importante, representa um cuidado do TRE-MT com nosso povo. Muitos de nós não sabem a língua portuguesa muito bem, mas agora vão conseguir ler o que está escrito sobre a democracia e as eleições”.

O cacique da terra indígena Tadarimanã, Marcelo Alves Terena Coguiepa, também participou da entrega, realizada no gabinete da Presidência do TRE-MT. Ele acredita que a entrega das cartilhas na aldeia irá incentivar a participação cidadã. “O voto é uma forma que temos de escolher os representantes dos nossos direitos, então temos que exercer a cidadania para preservar nossas terras, nossos costumes e ter nossas vontades respeitadas”.

O diretor da regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Cuiabá, Benedito César Garcia Araújo, afirmou que existem 43 povos indígenas em Mato Grosso e que a integração deles ao processo eleitoral é muito importante.

“São vários povos com línguas e tradições completamente diferentes umas das outras. Para os bororos, que são originários da Baixada Cuiabana, essa cartilha representa uma valorização desse povo, um gesto de reconhecimento pela importância deles”.

Além da Funai, a agência Sicoob foi parceira do projeto nesta etapa. Com esta entrega, o TRE-MT contemplou, até o momento, as etnias Haliti-Paresí e Bororo. Cada representante da aldeia bororo levou o material para ser distribuído aos indígenas.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Sucessão em Roo: Encontro hoje em Cuiabá pode definir candidato único do grupo

Uma reunião programada para acontecer na manhã desta quinta-feira (28), em Cuiabá, deve definir quem será o candidato a...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img