27.8 C
Rondonópolis
 
 

Quem não tem cão

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O sonho de consumo de todo brasileiro é passar as férias no exterior, principalmente nos Estados Unidos da América do Norte. A Disneylândia faz parte da “formação da nossa juventude.” Quem vai a Disney sempre volta, é o que ouço. Mas, é na Flórida, e nos seus arredores, que se concentram os brasileiros para o lazer. Vão à Nova York por uma questão de currículo.
Os milionários e novos ricos preferem Los Angeles, a cidade dos artistas. Com a economia americana em queda esse sonho se tornou mais acessível a milhares de brasileiros, produzindo uma evasão preocupante de divisas. Enquanto isso, a economia brasileira está fortíssima e imune a qualquer crise mundial.
Aviões lotados diariamente decolam para a nação construída pelos europeus, sendo que a capital do mundo – Nova York – foi fundada pelos holandeses expulsos de Pernambuco. No retorno, os brasileiros chegam exaltando a limpeza, a segurança pública, as estradas e as praias do seu litoral.
Juram que jamais passarão as suas férias no Brasil e muitos já possuem casas por lá. Estou com o meu lap top aberto e leio que, “Caiu a Ficha.” O presidente do Banco Central do Brasil, em entrevista, reconhece a gravidade da crise mundial iniciada na Europa.
A desvalorização das ações nas bolsas é de trilhões de dólares pelo mundo. O dólar está subindo, para tristeza de milhares de brasileiros que já programaram as suas férias de final do ano para a fria América. Lembrei-me do ditado popular, tão do agrado da nossa gente quando enfrenta situações não programadas: “Quem não tem cão caça com gato.”
Será uma bela oportunidade para o brasileiro conhecer o seu país, que de tão lindo e fértil, é cobiçado pelo mundo todo. Nossas maravilhas estão aí quase que in natura. Pantanal, cerrado, mata alta, os maiores rios de água doce do planeta, com o inesquecível fenômeno da natureza produzindo o encontro das águas em Manaus. O céu acreano, o mais lindo que já vi, com o seu azul e chuvas de estrelas. A beleza ímpar do litoral do nosso nordeste, com infraestrutura digna dos melhores paraísos do Caribe.
A Cidade Maravilhosa, com toda a violência dos homens e as suas incomparáveis belezas natural. O nosso sul maravilha, com seu nível educacional diferenciado. As Gerais, com a chave da nossa história e cultura. O Brasil é lindíssimo e desconhecido dos brasileiros, que preferem se apresentar como conhecedor das riquezas dos outros. O que dizer do nosso Mato Grosso?
Pantanal, Vale do Araguaia, do Guaporé, Chapada dos Guimarães, o Cerrado e a Mata Alta. As várias fontes termais, nossos rios, peixes e, principalmente, nossa gente maravilhosa com a sua cultura e linguajar próprio. Nossas crianças precisam conhecer o lugar onde nasceram para terem um parâmetro de comparação.
Tem criança que nunca viu como se planta uma batata e muitas acham que nascem nos fornos do Mac Donald, ou em coqueiros que enfeitam o litoral de algumas cidades. Ficam surpresas quando descobrem que elas nascem e se desenvolvem debaixo da terra. Vamos aproveitar essa crise mundial e mostrar as nossas crianças o país onde nasceram? Às vezes, o errado dá certo, como quando em uma caçada, onde o gato é mais esperto que o cão.

(*) Gabriel Novis Neves é médico em Cuiabá e ex-reitor da UFMT

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »
  1. Parabéns Gabriel Novis Neves pelo excelente texto. Eu particularmente conheço pouco o Brasil, mas o pouco que conheço recomendo a todos que conheçam também. Em MT: Chapada dos Guimarães, coisa linda de se ver, observar, sentir, agir, ser. Simplesmente, linda. Cachoeiras do Salto das Nuvens, Salto Maciel e Queima-pé em Tangará da Serra; Estância Primavera em Nova Olímpia já na divisa com Tangará da Serra. Cachoeiras lindas de Juscimeira e Jaciara. Rio das Mortes, Araguaia, Paraguai, Vermelho, São Lourenço, Sepotuba, etc em MT!!!!! Quanta beleza se tem no Pantanal! Bonito no MS, então, muito lindo mesmo! Chapadão dos Parecis, Serra da Canastra, Serra de São Vicente, da Petrovina, Chapado dos Veadeiros (quão linda Valparaíso)! Rio São Franciso, velho, atual e novo Chico de tantos e todos poetas! Rio de Jeneiro continua lindo mesmo! Petrópolis, que lugar magnífico! Praias do Araguaia no Garimpinho, Araguanã, Xambioá, Pontão, Escapole, etc. Praias do Rio Tocantins em Porto Nacional, Palmas, Palmeirante, Babaçulãndia, Filadélfia, Carolina, Estreito, Palmeira do Tocantins, Tocantinópolis etc. Ah! Mais cachoeiras do lado de cá, onde moro: Itapecuru, Pedra Caída, São Ramão, etc em Carolina – MA. Costa Rica em Wanderlãndia – TO. Cachoeirinha Véu de Noiva de Araguaína – TO. Cachoeira do Jenipapo em Babaçulãndia – TO. Ah! em São Miguel do Araguaia, quantas cachoeiras linda há por lá: Três Quedas; Manelão; Cachoeira do Pedrinho entre tantas outras… Minas com seu sabor inconfundível. Sim, esse pedaço de Brasil que conheço vale a pena conferir. É lindo. É claro, não falei de tudo, mas o pouco que falei do pouco que conheço já é muito significativo conhecer. Brasileiro, conheça o Brasil!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Comércio varejista: Sefaz amplia atividades econômicas que devem vincular pagamentos eletrônicos em nota fiscal

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) ampliou a lista de empresas do comércio varejista que devem integrar...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img