O setor de serviços cresceu 1,7% em março na comparação com o mês anterior. Esse foi o 2º resultado mensal positivo seguido. O IBGE divulgou o dado nesta quinta.

As projeções de economistas obtidas pelo Poder360 indicavam que o setor poderia ter uma queda de 1,5% a um crescimento de 3%. Segundo o IBGE, os serviços recuperaram a perda de janeiro de 2022, quando recuaram 1,8% e atingiram o maior patamar desde maio de 2015.


 

FINANÇAS

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico convidou o governo brasileiro a aderir a 2 códigos de padronização das práticas de fluxo financeiro e serviços. O Banco Central fez o anúncio do convite nesta quinta Um dos documentos padroniza atos normativos sobre fluxo financeiro internacional, incluindo pagamentos, transferências, empréstimos, investimentos e compras e vendas de moeda estrangeira.

O outro código trata de prestação de serviços, como consultoria internacional, de advocacia, de arquitetura e outras. São eles: código de liberalização de movimentos de capital; código de liberalização de operações correntes intangíveis.


 

LUCROS ALTOS

O presidente Bolsonaro voltou a criticar a política de preços da Petrobras nessa quarta. Para o chefe do Executivo, a estatal deveria abaixar a margem de lucro de seus acionistas, “pensando no Brasil”. A fala foi feita no mesmo dia em que o então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, foi exonerado.

“A Petrobras está gordíssima, tá obesa! Seu conselho e seus diretores poderiam, sim, reduzir a margem de lucro. A margem de lucro deles é na casa de 30%, já as outras petroleiras estão no máximo em 15%. Petrobras, você é Brasil! Ou quem tá aí dentro não pensa no seu país? O povo tá sofrendo bastante com o preço do combustível”, disse o mandatário em entrevista.


 

MAIS LUCROS

O Banco do Brasil bateu recorde no lucro líquido ajustado registrado no primeiro trimestre de 2022, de R$ 6,6 bilhões. O valor representa crescimento anual de 34,6% e é 11,5% maior do que o resultado do trimestre anterior.

Segundo o banco, o recorde é decorrente do “crescimento do crédito – com performance positiva em todos os segmentos –, do aumento da margem financeira bruta e do bom desempenho das receitas de prestação de serviços”. No trimestre mais recente, as receitas de prestação de serviços totalizaram R$ 7,5 bilhões. Isso significa aumento de 9,4% em relação ao último trimestre de 2021.


 

COVID-19

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais detectaram os primeiros casos de Covid-19 relacionados à linhagem BA.2.12.1 da variante Ômicron no Brasil. A linhagem é predominante nos Estados Unidos e tem características que favorecem a sua transmissão. A BA.2.12.1 foi identificada em Minas Gerais, depois que três pesquisadores da capital mineira voltaram infectados de um evento internacional realizado na última semana, no Rio de Janeiro.


 

PARALISAÇÃO

A paralisação de auditores fiscais da Receita Federal, iniciada em 2021, agrava os impactos sobre as empresas de formas permanentes, diz a Confederação Nacional da Indústria. Segundo a entidade, 72% das companhias consultadas que importam ou exportam afirmam que a produção foi afetada.

Segundo elas, a lentidão no desembaraço dos produtos, tanto na importação como na exportação, é o principal problema. De acordo com o levantamento, 21,2% das importadoras apontam a interrupção da produção. Em janeiro eram 7,8%.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui