Vereadora Kalynka levou demandas até a secretária municipal de Saúde, Izalba Albuquerque (Foto – Divulgação)

Diante de um cenário mundial, onde a saúde foi pauta em todos os aspectos, primeiro devido a Covid e suas variantes, e agora com os casos de gripe, a vereadora Kalynka Meirelles tem feito do seu mandato uma ferramenta importante para trazer à tona as necessidades da saúde municipal.

No final do ano de 2021, com o aumento nos casos de pessoas com sintomas de gripe, consequentemente, volume maior na procura por atendimento médico, Kalynka levou até a Secretaria Municipal de Saúde a necessidade por melhorar a infraestrutura do Pronto Atendimento Infantil. Em visita ao local, percebeu a necessidade de climatizar e substituir os bebedouros do PAzinho e, assim, atender melhor pais e crianças que aguardavam atendimento médico.

“Apresentei a sugestão a Secretaria de Saúde, pois, além da espera, o calor aumentava ainda mais o desconforto. Imediatamente a Secretaria providenciou novos aparelhos de ar-condicionado e a troca do bebedouro por outro com capacidade para manter a água gelada e abastecer e hidratar quem estava em espera na recepção” explicou Meirelles.

Kalynka sugeriu ainda que o PAzinho disponibilizasse testes rápidos de Covid para as crianças, quando assim o médico entender necessário, já que estava trabalhando apenas com o exame de sangue enviado ao laboratório, o que demanda de um tempo maior de espera no resultado, atrasando o devido tratamento e isolamento.

 

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

“Fui procurada por uma família sugerindo que sejam feitos os testes rápidos de Covid nas crianças também, assim como acontece com os adultos. Apresentei a sugestão a coordenação do PAzinho e os testes já estão acessíveis para crianças sintomáticas”.

A vereadora tem demonstrado preocupação e sensibilidade com relação as pautas da saúde, razão que fez com que destinasse uma emenda a LOA (Lei Orçamentária Anual) para aquisição de uma plataforma digital que atenda todas as unidades.

“A intenção é agilizar os processos tanto de marcação de consultas e exames como manter o registro dos prontuários médicos acessível em todos os retornos dos pacientes. Reduzir filas, a longa espera por agendamentos e facilitar a consulta ao histórico médico do paciente, além da economia com papel, tempo e todos os outros recursos que a plataforma proporcionará. Certamente será um marco no sistema de gestão da saúde da nossa cidade”.

Com esse olhar humanizado, a vereadora Kalynka Meirelles indicou à secretaria municipal de Saúde que sejam abertos mais pontos de unidades Sentinelas, bem como um plantão noturno, das 18h às 00h. A indicação foi entregue em mãos à secretária Izalba Albuquerque, que informou que estaria avaliando o pedido e, na mesma semana, mais dois pontos foram abertos e o plantão noturno já está em funcionamento.

“A secretária entendeu a necessidade, afinal de contas, mais pontos alivia, descentraliza e evita aglomeração na UPA, além do plantão noturno que atenderá aquelas pessoas que não conseguem ir no horário comercial”, disse a vereadora.

Na visita que fez à Secretaria de Saúde, Kalynka aproveitou para perguntar a secretária sobre algumas obras paradas que, de acordo com o site Geoobras/Radar, aguardam conclusão. A secretária informou que estará levantando uma a uma para também entender o motivo e dessa forma posicionar a vereadora.

“Faço sempre questão de dizer que essas informações não são para mim, mas para as pessoas que aguardam a conclusão da unidade de saúde do seu bairro, porque sabem o quanto isso vai contribuir no seu dia-a-dia e, assim que receber a resposta, estarei divulgando. A população precisa estar bem informada sobre tudo que acontece no nosso município e nós, enquanto vereadores, precisamos exercer nosso papel, de fiscalizar, levar as sugestões de melhorias e cuidar para que as coisas aconteçam e Rondonópolis continue avançando!” finalizou a vereadora Kalynka Meirelles.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui