đ ouça o ĂĄudio, clicando abaixo…


1 â SENHORAS E SENHORES,
eis que o MDB, partido com bastante tradição na polĂtica rondonopolitana, como em quase todo o Brasil, abriu oficialmente as suas conversaçÔes visando a disputa eleitoral deste ano, que acontecerĂŁo no dia 2 de outubro, quando os eleitores votarĂŁo para presidente, senador, governador, deputado federal e estadual, a chamada âEleiçÔes Geraisâ. A agremiação deve priorizar a reeleição do deputado estadual Thiago Silva e do deputado federal Carlos Bezerra, eterno cacique da legenda. Para senador e governador, o partido nĂŁo pensa em lançar candidaturas e deve mesmo apoiar candidatos de outros partidos. Sobre o Senado, hĂĄ uma tendĂȘncia de apoio ao deputado federal Neri Geller (PP) e para o governo, a tendĂȘncia Ă© de apoio ao governador Mauro Mendes (DEM), do qual o MDB jĂĄ faz parte da sua base de apoio. AtĂ© aĂ, nenhuma novidade, mas os emedebistas jĂĄ fazem seus planos mirando a sucessĂŁo municipal de 2024.
Um dos nomes fortes para a disputa da prefeitura de RondonĂłpolis em 2024, o jovem deputado estadual Thiago Silva precisa nĂŁo somente confirmar a sua reeleição, de preferĂȘncia de forma consagradora, como tambĂ©m precisa participar mais dos debates locais, pois hoje em dia, apesar de sua boa atuação no municĂpio, ele se divide muito com as questĂ”es do seu partido em Ăąmbito estadual. Um dos motivos pode ser o fato de que os vereadores de seu partido fazem parte da base de apoio do prefeito JosĂ© Carlos do PĂĄtio (SD), cada um deles com vĂĄrios apadrinhados ocupando cargos na administração, o que deixa Thiago Silva âengessadoâ, ou seja: sem poder citar com mais ĂȘnfase as falhas do prefeito e sua equipe. E o prefeito ZĂ© do PĂĄtio, por seu lado, nĂŁo demonstra muita simpatia com o Thiago Silva, talvez por, justamente, ver nele uma ameaça polĂtica eleitoral em RondonĂłpolis.
NOME BASTANTE
viĂĄvel e que pertence ao MDB, partido que jĂĄ administrou a cidade em mais de uma ocasiĂŁo, Thiago Silva pode vir com força na prĂłxima eleição municipal, atĂ© mesmo porque nota-se a ausĂȘncia de outras novas lideranças locais e de uma oposição forte e organizada no municĂpio, que fizesse o contraponto Ă s açÔes e ao modo de governar do atual prefeito, ZĂ© do PĂĄtio, com todos os absurdos que ocorrem na administração, inclusive afrontando as leis e sendo alvo de vĂĄrias açÔes na justiça.
Falta realmente serem apresentadas as possĂveis alternativas Ă população, para uma mudança na forma de governar RondonĂłpolis, que Ă© a segunda maior economia do Estado e nĂŁo refĂșgio para uma administração apenas paternalista, que sempre procura se constituir numa fĂĄbrica de votos junto aos eleitores humildes. E dessa forma tem que criar um clima favorĂĄvel para a eleição de um nome que nĂŁo signifique a continuidade da atual gestĂŁo, que por sinal jĂĄ vem de algumas gestĂ”es anteriores.
2 â UMA OUTRA APOSTA DO MDB LOCAL
Ă© a possĂvel filiação da empresĂĄria Marchiane Fritzen que disputou a eleição municipal como candidata a vice-prefeita em 2018, na chapa encabeçada por Luiz Fernando de Carvalho, o LuizĂŁo. Bem sucedida na sua vida empresarial, com uma boa desenvoltura e comunicativa, ela pode ser uma excelente aquisição para a sigla, que hoje em dia tem na deputada JanaĂna Riva sua principal liderança feminina no Estado, mas que tem pouca penetração no eleitorado local, apesar de agora ser nora do senador Wellington Fagundes. Assim, a rondonopolitana Marchiane poderia ocupar um espaço importante na legenda, que pretende lançå-la a deputada federal. Mas tudo ainda nĂŁo passa de especulação e ela ainda nĂŁo respondeu ao convite da sigla, confirmando ou negando sua intenção de se filiar, pois muito astuta tambĂ©m analisa o quadro local para a CĂąmara Federal, e ela nĂŁo quer se constituir apenas numa candidata sĂł para somar votos na legenda emedebista para favorecer a reeleição de Carlos Bezerra.
3 â OUTRO DEPUTADO ESTADUAL RONDONOPOLITANO
que irĂĄ tentar a reeleição Ă© o Delegado Claudinei, eleito pelo PSL na onda bolsonarista que elegeu inĂșmeros polĂticos pelo paĂs afora, mas que jĂĄ estĂĄ de malas prontas para migrar para o PL, sigla Ă qual o presidente Jair Bolsonaro se filiou recentemente. Ele nĂŁo deve ter a mesma facilidade que teve em 2018, por conta da pulverização dos votos bolsonaristas nessa eleição, jĂĄ que haverĂĄ mais candidatos reivindicando o voto desse eleitorado, como o empresĂĄrio ClĂĄudio Ferreira, o Paisagista e o vereador Carlos GuinĂąncio, que devem concorrer ao mesmo cargo, sĂł para citar esses dois. Mas, como tem feito um mandato positivo e como nĂŁo se envolve na maioria das polĂȘmicas que os polĂticos ligados a essa ala da polĂtica faz, o deputado Claudinei pode atĂ© ser melhor votado nessa eleição, pois ampliou bem as suas bases alĂ©m de RondonĂłpolis. Vamos aguardar.


4 â MAIS UM NOME QUE DEVE VIR FORTE
Ă© o do presidente da CĂąmara Municipal, Roni Magnani, atualmente filiado ao Solidariedade, mas jĂĄ mirando mudar para o PSB. Como jĂĄ dissemos aqui em ocasiĂ”es anteriores, se trata de um polĂtico astuto, que age com desenvoltura nos bastidores da polĂtica e que nĂŁo deve ser subestimado. Principalmente, ao que se desenha, por conta de que possa vir a ser âo candidatoâ do prefeito JosĂ© Carlos do PĂĄtio para a Assembleia Legislativa, o que pode ser decisivo para o sucesso de sua empreitada. Ele jĂĄ conta com apoios importantes, como o do ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, o ex-deputado Guilherme Maluf, que Ă© seu parente, entre outros. O que lhe falta ainda seja aparecer mais, principalmente para o pĂșblico em geral, jĂĄ que pretende alçar voos mais altos na polĂtica.
InformaçÔes que circulam pelos corredores da CĂąmara Ă© de que Magnani jĂĄ estaria articulando uma equipe de comunicação para se tornar mais conhecido e dar uma melhorada nas suas mĂdias sociais e, quem sabe, atĂ© na comunicação da prĂłpria CĂąmara, que visivelmente precisa melhorar. Ele jĂĄ anunciou a compra de um ĂŽnibus modificado para percorrer os bairros de RondonĂłpolis levando as sessĂ”es do Legislativo para junto da população, o que do ponto de vista eleitoral pode lhe render preciosos votos. Resta saber se ZĂ© do PĂĄtio realmente irĂĄ apoiĂĄ-lo e trabalhar para transferir ao menos parte dos seus votos para o ainda vereador. Resta saber tambĂ©m como serĂĄ o apoio de seus colegas vereadores e tudo depende tambĂ©m de nĂŁo saĂrem muitos candidatos entre seus colegas de Parlamento.
OPA!! Esse Papo estå muito bom, mas vamos ficando por aqui devido o nosso espaço no A TRIBUNA. Nos vemos daqui a uma semana.