O feriado no aniversário de Rondonópolis, comemorado todo ano dia 10 de dezembro, virou uma normativa a partir de uma lei instituída pelo então prefeito Zanete Ferreira Cardinal, cuja gestão se deu entre 31 de janeiro de 1970 e 30 de janeiro de 1973.

Esse marco na data de emancipação da cidade passou a vigorar pela Lei nº 282, de 23 de maio de 1972. “O dia 10 de dezembro a partir da promulgação da presente Lei será feriado municipal, comemorado solene e festivamente como data magna do Município”, consta na lei.

Zanete Ferreira Cardinal, ex-prefeito de Rondonópolis

Apesar disso, Zanete é pouco lembrado por tal feito. Engenheiro civil e pecuarista, residente em Rondonópolis desde 1963, ele teve sua administração marcada pela abertura e conservação de estradas vicinais. Desenvolveu vários projetos agrícolas e pecuários para o fortalecimento da produção rural.

Também promoveu a pavimentação asfáltica de várias ruas e, entre um dos destaques, urbanizou a Praça Brasil, que passou a ser cartão-postal da cidade por cerca de 20 anos, incluindo a construção do famoso coreto.

Aproximando-se de mais um aniversário de Rondonópolis, fica esta curiosidade sobre este gaúcho que se tornou um dos prefeitos locais e que ainda mantém negócios na cidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui