Sabemos que a biblioteca escolar é um lugar fundamental na escola, sendo um espaço de formação pessoal, intelectual dos estudantes que propicia conhecimentos e vivências da leitura.

Muito embora a leitura não tenha recebido a atenção devida por parte dos nossos pequenos leitores, faz-se necessário no espaço escolar o desenvolvimento de ações que despertem nos alunos o interesse e prazer para as práticas de leitura.

Ante ao exposto, as ações desenvolvidas na biblioteca escolar tem por responsabilidade despertar nas crianças o prazer de ler, oferecendo experiências lúdicas e incentivadoras aproximando-as da cultura letrada.
Para isso, é necessário também que sejam repensadas práticas em que a biblioteca escolar busque a participação dos professores e da família, nesse processo tão importante de aquisição de conhecimentos, interação e requisitos para a emancipação social. Tornando-se indispensável pensar um planejamento de biblioteca que vise o desenvolvimento de atividades no local conforme o calendário da instituição de ensino, com temas comemorativos permeados de ações interessantes que complementem os estudos de forma flexível e prazerosa as crianças.

É pensando neste contexto que na ”EMEB Professora Evânia Rodrigues da Silva elaboramos ações e projetos para além da sala de aula. Ações de parcerias mais interativas com professores e promovendo o encontro de vários autores com os nossos pequenos leitores por meio de diversas obras lidas e por vários momentos de apresentações culturais motivadoras.
Sendo assim, acreditamos que mesmo com toda a evolução tecnológica a biblioteca sempre deverá ser um espaço de saber, construção do conhecimento e informação. Ou seja, um espaço aberto para que seu público seja recebido com satisfação, motivação e que fomentem e proclamem a ideia de liberdade intelectual e que o acesso à informação são fundamentais para exercer a cidadania.

Então, cabe a nós bibliotecários o desenvolvimento de ações que aproximem as crianças do local (biblioteca) tornando uma extensão da sala de aula, um ambiente que incentive a leitura e que leve os leitores a viajarem pelo mundo da imaginação (ZILBERMAM 2006).

(*) Josefa dos Santos Santana e Wellida Katiane Santos Sousa de Lima são professoras da Rede Municipal de Educação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui