(Foto – Tcheló Figueiredo/SecomMT)

Pode parecer só um chavão batido, mas nunca é demais frisar que sangue é vida e que todos nós, ou nossos amigos e familiares, em algum momento, poderemos precisar de uma doação de sangue para seguirmos vivos. O ideal é nunca precisar, mas todos nós corremos o risco de contrair alguma doença ou nos acidentarmos e daí é sempre bom que encontremos sangue disponível nas unidades de saúde. Então, é fundamental que haja um estoque permanente e sempre abastecido de sangue, para que no caso de alguma emergência, a situação possa ser contornada sem maiores problemas.

Acontece que, apesar de todos sabermos da importância e da necessidade de ter esse estoque de sangue, poucos têm o hábito de doar sangue, não dando maior importância para o assunto. Seguimos como se isso não fosse um problema nosso, até que vem algum momento da vida e nos mostra que não é bem assim.

Então, precisamos todos, enquanto sociedade, aprender mais sobre a importância e sobre como proceder para doar sangue, pois é uma obrigação de todos ajudarmos na solução de problemas que da mesma forma nos afetam. É uma atitude muito simples, que leva pouco tempo e não nos traz nenhum inconveniente, mas ainda assim é como se houvesse uma resistência da parte da maioria das pessoas, que não doa o seu sangue ou o faz apenas esporadicamente, o que já ajuda, mas o ideal é que isso seja feito regularmente, mantendo os estoques sempre abastecidos.

Para ajudar nessa mudança de hábito, foi instituído o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado amanhã, dia 25, que é um excelente momento para refletirmos sobre a necessidade e a urgência de mais gente doar sangue. Essa necessidade é maior ainda quando levamos em consideração o fato de que estamos no final do ano, quando naturalmente há uma queda nas doações e um sensível aumento no número de acidentes domésticos e de trânsito, principalmente, o que leva a um aumento na demanda por sangue. São vidas que dependem desse sangue, que precisa estar disponível no momento da urgência.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui