(Foto – Divulgação)

TRAGÉDIA
Um grave acidente na Avenida dos Estudantes, no bairro Colina Verde, em Rondonópolis, foi registrado na manhã de ontem (18). Um ciclista foi atropelado por um caminhão e acabou morrendo ainda no local do acidente. O homem que não teve a identidade revelada teve a cabeça decapitada. O ciclista teria se desequilibrado, caído na pista e acabou atropelado pelo caminhão que estava carregado. O motorista do caminhão parou assim que percebeu o atropelamento. A Politec esteve no local do acidente e a Polícia Civil vai investigar as causas.

MENOS BEBÊS NA PANDEMIA I
Dados do O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados ontem (18) mostram que o número de bebês registrados no Brasil em 2020, ano de início da pandemia, foi menor quando comparado com 2019. No ano passado, segundo os dados oficiais, houve um recuo de 4,7% na quantidade de recém-nascidos em relação a 2019.

 

MENOS BEBÊS NA PANDEMIA II
Conforme o IBGE, ao todo, foram documentados 2.728.273 nascimentos nos cartórios no Brasil. Desse total, 2.678.992 são crianças que vieram ao mundo em 2020 e foram registradas até o primeiro trimestre de 2021 e 49.281 (cerca de 2%) são de anos anteriores.

 

MENOS BEBÊS NA PANDEMIA III
Ainda, de acordo com o IBGE, o número de nascimentos caiu em todo o país no período. A região Norte apresentou a maior queda, com 6,8%. O Nordeste teve 5,3% a menos; Centro-Oeste, – 4,7%; Sudeste, – 4,3%; e Sul, – 3,1%.

MUDANÇA NO SECRETARIADO
A Prefeitura de Rondonópolis publicou ontem a portaria de exoneração da secretária municipal de Gestão de Pessoas e de Esporte e Lazer, Carla Carvalho. Carla havia pedido para deixar o cargo ainda no início deste mês. Ela comandava as secretarias de Gestão de Pessoas e Esporte e Lazer e estava à frente das duas pastas desde o início deste ano.

MUDANÇA NO SECRETARIADO II
Carla Carvalho é um dos principais nomes fortes do prefeito José Carlos do Pátio na atual gestão. Ela alegou motivos pessoais para sair dos cargos. Com a exoneração de Carla efetuada formalmente, Pátio deve agora escolher novos nomes para as duas secretarias, mas até o momento não há indicações de quem assumirá as duas pastas.

PLANO ESTRATÉGICO I
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) apresentou, nesta quinta-feira (18), em Cuiabá, o Plano Estratégico para redução dos casos de violência doméstica e feminicídios pelos próximos 10 anos em Mato Grosso. O programa foi elaborado pela Câmara Temática de Defesa da Mulher, do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), e conta com oito metas que devem ser implementadas até 2030 em Mato Grosso.

 

PLANO ESTRATÉGICO II
Para elaboração do plano, a Câmara Temática considerou os números do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que apontaram que os casos de feminicídios aumentaram em 62% em um comparativo com os dados do primeiro semestre de 2020 e 2019. Conforme o estudo, o número de crimes cresceu de 19 para 32 vítimas de violência no período comparado.

 

PLANO ESTRATÉGICO III
Diante desse cenário, a Câmara Temática identificou os principais obstáculos que dificultam o acesso das mulheres aos serviços de defesa para a melhoria dos serviços prestados. A falta de informação das vítimas sobre a violência doméstica é um deles, por isso, o primeiro plano é ampliar as campanhas contra a violência doméstica e se aproximar ainda da mulher.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui