COMO CONSERVAR PÃO PARA DURAR MAIS

1. Quanto maior o pão, mais tempo ele dura
“Um pãozinho pequeno, de 30 g, fica duro rapidamente porque tem pouco umidade guardada em seu interior. Pães maiores conservam melhor o líquido, o que garante textura agradável por mais tempo”, explica Shimura.

2. Dê uma força para o saquinho de papel
Guardar o pão apenas no saquinho de papel ou enrolado numa toalha é uma escolha pouco eficaz. O ideal é mantê-lo em um lugar hermeticamente fechado, que impeça a umidade de escapar. Vale usar uma sacolinha plástica ou um cesto do mesmo material.

3. Pão doce dura mais
Existe uma explicação científica para isso. Tranças e brioches levam gordura na massa, o que também contribui para desacelerar a perda de líquidos.

4. Não tenha medo do frio
Guardar o pão na geladeira é um bom truque para retardar a deterioração, que acontece mais rápido com as versões integrais e caseiras, sem conservantes. “Se for congelar, já guarde tudo devidamente porcionado nas quantidades que você costuma consumir”, sugere Shimura.

5. Descongele aos poucos
Congeladores domésticos alcançam temperaturas amenas, se comparadas aos profissionais. Sendo assim, é comum encontrar cristais de gelo nas fatias guardadas no freezer. Para evitar manchas ou texturas irregulares, elimine esses gelinhos antes de reaquecer o pão.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui