MATRACA
O nosso Túnel do Tempo desta semana, como o Matracoso já adiantou, trata-se de uma igreja. Inaugurada no dia 1º de fevereiro de 1967, pelo bispo Dom Wunibaldo Talleur, a Igreja São José Operário pode até não ser uma das mais bonitas e modernas, mas sempre desempenhou um papel central no desenvolvimento da região ao seu entorno, não só cumprindo com sua missão de evangelizar, mas também organizando os moradores da região na luta por melhorias nas suas vizinhanças. Foi debaixo de seu teto que os primeiros moradores da região da Vila Operária se reuniram para pedir melhorias na infraestrutura de seus bairros e organizar mutirões de construção das milhares de casas populares que o Padre Lothar Bauchrowitz construiu, em grande parte, com dinheiro doado por cidadãos alemães. Na foto também foi destacado o Jipe do Padre Lothar, e nesse veículo ele percorria toda a zona rural levando muita assistência e amor para as famílias carentes. Assim como a Igreja, o Padre Lothar Bauchrowitz, que continua ao lado dos seus fiéis na Vila Operária, também merece a homenagem do Matracoso e seus palpiteiros.

ACERTADORES
Muita gente se deu bem com as dicas do Matracoso e desvendou o enigma da semana com facilidade. Também, né!, foi um verdadeiro “mamão com açúcar” para os palpiteiros. Como a Camile Tortelli, que cravou mais uma vez a resposta correta. “Esta foto é da igreja São José Operário, que passou a ser Paróquia em 1968 graças ao trabalho do querido Padre Lothar, dono do Jeep”. Econômico com as palavras, o Cledson José de Souza, morador do Granville, deu seu tiro certeiro: “A foto é da Igreja São José Operário”. Na mesma batida, Natalino Almeida Lima, do Residencial Hortência: “O Túnel do Tempo é a Igreja São José Operário”.

 

Menino nascido e criado na Vila Operária, que soube aproveitar direitinho os conselhos do Padre Lothar, o bom palmeirense Ademir Martins, famoso verdureiro aqui da city, não teve nenhuma dúvida em reconhecer o templo da Igreja São José Operários nos idos de 1964. “Eu tava lá. Sou testemunha ocular dos fatos. Vi como tudo isso começou”, argumenta o palmeirense, que costuma dizer pros amigos que só não é mais verde do que as alfaces que planta e vende.

 

O pioneiro dr. Dorisval Tenório também foi certeiro. “A foto da Igreja em 1.964 é a hoje Igreja S. José Operário em Vila Operária. Muito conhecida como Igreja do Pe Lothar”. Assim como a Ângela Santos: “O Túnel do Tempo desta semana é a Igreja São José, na avenida Bandeirantes, na Vila Operária. A igreja do Padre Lothar”, disparou.

 

Palpiteiro dos bons, o dr. Ednaldo Aguiar, morador do Sagrada Família, não teve dúvidas: “A fotografia de hoje do Túnel do Tempo registra a igreja São José Operário, nos primórdios da Vila Operária. O Jeep da foto era do padre Lothar”. Aparentando sintomas de interesse no mercado de veículos antigos, O Lelo Carioquinha, lá pelas bandas, ou praias, do Rio de Janeiro, mandou a sua: “O Matraca de hoje é a Igreja São José Operário, do lendário Padre Lothar. Será que esse Jeep ainda está rodando?”, quis saber.

 

Muito precisa, a Doraci Rosa Soares, a Dorinha, da Vila Birigui, acertou em cheio: “Meu palpite para a coluna do Matraca de hoje é: Paróquia São José Operário”, disse. O Ernesto, da Cedir foi direto: “Igreja São José Operário”; assim como a Sílvia Maria Ferreira, moradora do Jardim Paulista: A igreja da foto na Coluna do Matraca é a São José Operário”… e por ai seguiu a longa lista dos acertadores.

BOLA MURCHA
O Troféu BOLA MURCHA da semana vai com louvor para o Jedi do escritório de Contabilidade, que pareceu estar mais perdido que surdo em bingo, mesmo com tantas dicas dadas: “O local apresentado hoje no Túnel do Tempo é a nossa querida Paróquia Bom Pastor e o potente Jipe o qual transportava o saudoso Padre Miguel para sua missão evangelizadora. Pode marcar a Peixada do Rico pra mim. kkkkk”, palpitou. Valeu mesmo do Jedi foi lembrar do nosso querido e saudoso Padre Miguel, que também tem uma linda história em Rondonópolis e na construção da Igreja do Bom Pastor.
Muitos outros palpiteiros se confundiram com as igrejas históricas de Rondonópolis e cravaram se tratar da Igreja Matriz, como a Laura. “Meu palpite no Túnel do Tempo é a Igreja Sagrado Coração de Jesus (Matriz)”, assim como a Matilde Machado de Almeida: “Creio que seja a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus”. O Aparecido César Machado de Almeida também fez por merecer o Troféu BOLA MURCHA: “Minha resposta é Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus”.
O “Bola Murcha” da semana poderia ficar com qualquer um deles, mas fazendo justiça também foi decidido no sorteio na famosa Cumbuca Matraqueana e acabou ficando com o Jedi.

SORTEIO DA PEIXADA
Depois de conferir todas as respostas, a Comissão de Análise de Palpites colocou os papeizinhos com os acertadores na Cumbuca do Matracoso e o sorteado foi o palmeirense Ademir Martins, que vai poder se fartar com a Peixada do Rico. Ele pode passar na recepção do A TRIBUNA em horário comercial e retirar o seu convite que vale para duas pessoas. A salada, com muito verde, fica por nossa conta, viu Ademir!!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui