Mapa mostra trajeto da nova rodovia alternativa, sendo em roxo o trecho sem pavimentação e em azul, o já existente (Foto – Arquivo)

Um grande chamariz para consolidar a rodovia Rondonópolis/Chapada é que, para isso, seria necessário apenas a construção de um trecho de cerca de 70 quilômetros de rodovia estadual entre Dom Aquino e Rondonópolis, no caso a MT-460, passando por localidades como Boroaba, Brocodoro, Grota Vermelha e Promissão.

Outro facilitador é que não há grandes rios ou relevo desfavorável nesse trecho de 70 quilômetros. Após a consolidação da MT-460, há a vantagem de estarem prontos/pavimentados o trecho da rodovia MT-251, entre Chapada dos Guimarães e Campo Verde, além da MT-344, trecho entre Campo Verde e Dom Aquino. Há ainda a MT-251, entre Chapada e Cuiabá.

 

 

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Para entender melhor, o acesso até a MT-460 é feito pela MT-130, saída para Primavera do Leste. Importante dizer que o trecho de cerca de 70 quilômetros entre Dom Aquino e Rondonópolis já é uma rodovia estadual – a MT-460 – e precisa apenas do asfaltamento. O restante do trajeto já está asfaltado. Na prática, olhando pelo mapa, a nova rota tem um trajeto paralelo ao da BR-364 (Veja o mapa).

Há ainda de se aproveitar o atual momento econômico do Estado de Mato Grosso, que tem investido fortemente em infraestrutura logística através do Programa Mais MT, com realização de serviços de elaboração e revisão de estudos, projetos básicos e executivos para pavimentação de estradas, bem como a restauração de pavimentação e efetivação de asfalto novo, além da construção de pontes de concreto.

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