COMO ARMAZENAR SOBRAS DE ENLATADOS?

Quando entra em contato com o ar, o alimento pode ser contaminado, principalmente por fungos.

A nutricionista do Hospital Federal Cardoso Fontes, vinculado ao Ministério da Saúde, Jaqueline Pina explica o que pode acontecer com a pessoa se ela comer alguma coisa contaminada por causa da má conservação.

“Se por acaso ele estiver contaminado por fungos, isso pode causar uma gastroenterite, uma diarreia, vômito, mal-estar, náuseas, esse tipo de coisas.

“Não chega a ser algo letal, não vai matar alguém porque fungo não tem esse potencial todo igual uma bactéria. Uma medida mais segura é você desprezar o alimento.”

A nutricionista Jaqueline Pina dá dicas de como guardar corretamente os alimentos depois que eles foram usados a primeira vez.

“Os enlatados, de preferência retirá-los da embalagem original, passar para uma embalagem que possa ser bem fechada, e o prazo máximo de duração desses produtos é de no muito 72 horas em refrigeração na geladeira.

“Se a pessoa for realmente consumir isso depois, então colocar uma etiqueta para poder se lembrar da data em que isso foi aberto.

“E no caso das frutas e verduras a gente pede também para deixá-los armazenados em potinhos plásticos bem fechados, principalmente cebola, pimentão.

“No caso das folhas como o alface, se não for consumir todo aquela alface que já foi talvez toda lavada, e não for consumir naquele dia, a gente pede para secar bem essa folha, porque a partir do momento que ela ficar úmida vai crescer fungo ali e guarda ela bem seca também em potes bem fechados dentro da geladeira.”

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui