TIPOS DE LÚPULO DE CERVEJAS

1. Mantiqueira
Nomeado para homenagear sua região de origem, o lúpulo Mantiqueira é uma criação genuinamente brasileira — é isso que conta o agrônomo Rodrigo Veraldi à revista eletrônica do Globo Rural. Segundo ele, a trajetória foi difícil, mas deu certo:
“Na primeira chuva, as plantas se perderam. Aí eu desisti. Fui vencido pela tese de que lúpulo não é cultivado no Brasil. Foi então que ele as descartou na várzea, até que, em 2011, teve a surpresa. A partir da planta achada, produziu clones, investiu e o cultivo vingou.”
O Mantiqueira é formado por uma boa quantidade de óleos essenciais, que são os responsáveis por dar aroma às cervejas produzidas a partir dele.

2. Northern Brewer
Bastante cultivado no Reino Unido, na Alemanha e nos Estados Unidos, o Northern Brewer é um lúpulo cujo amargor funciona bem em inúmeros tipos de cerveja. O perfume é fino e discreto, facilitando a harmonização com diversas categorias de alimento.

3. Citra
Com um sabor cítrico e um cheiro floral, o Citra é comumente usado na variedade Indian Pale Ale, a famosa IPA. A bebida é uma criação inglesa e, como o próprio nome já remete, surgiu durante a colonização britânica no território da Índia.
As IPAs cítricas podem ser feitas com outras variantes de lúpulo — como Cascade ou Centennial —, é verdade. Contudo, essa é uma das mais utilizadas.

4. Brewer’s Gold
Um produto tipicamente norte-americano, o Brewer’s Gold é muito conhecido pelo sabor forte e marcante. Em termos aromáticos, não traz tantos diferenciais. Cervejas extras, com uma coloração dourada, tendem a utilizá-lo com frequência em sua fabricação.
É evidente que a qualidade final depende de outros fatores, como a maturação, por exemplo. Ainda assim, vale frisar que ele colabora para resultar em um líquido de excelente textura, consistente e bem refrescante.

5. Saaz
Uma verdadeira pilsen carrega as mais fortes tradições da cidade tcheca homônima. Levando isso em conta, o lúpulo Saaz tem uma importante participação para se obter um gosto picante e levemente amargo, fazendo com que ela seja bastante convidativa para beber em maiores quantidades.
O Saaz é versátil e harmoniza com pratos variados, sendo uma aposta certeira para qualquer ocasião ou festa. Sua cerveja é suavemente perfumada e tem um colarinho irresistível.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui