Ruy Guilherme, titular da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) de Cuiabá (Foto – Divulgação/PJCMT)

A Polícia Civil de Mato Grosso fez um alerta ontem (26) sobre um novo golpe que tem feito vítimas no Estado. No chamado de golpe do delivery, entregadores filmam os dados do cartão da vítima e utilizam as informações para compras e pagamentos.

O titular da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) de Cuiabá, Ruy Guilherme Peral da Silva, explicou que para aplicar o golpe, entregadores filmam os dados do cartão quando a vítima vai realizar o pagamento. Geralmente, eles dizem que o local está escuro e para auxiliar a pessoa a fazer o pagamento liga o flash da câmera do celular.

 

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————————————————————————————————

 

 

Neste momento, ele aproveita para filmar as informações do cartão, inclusive o código de segurança no verso, bem como a senha digitada pela vítima. De posse das informações, o golpista irá efetuar pagamentos e compras com os dados da vítima.

O delegado orientou as pessoas a estarem atentas no momento de pagarem pedidos feitos via delivery. Entre as medidas que podem ser adotadas para evitar cair nesse tipo de golpe, Ruy Guilherme indica para que os consumidores priorizem efetuar os pagamentos via aplicativo, pois assim não precisará usar a máquina de cartão do entregador. Além disso, ele destaca que as pessoas podem tapar com um adesivo o código de segurança no verso do cartão. Sem esse dado, o golpista não poderá efetuar pagamentos.

Caso a pessoa descubra que caiu nesse tipo de golpe, o caso deve ser denunciado pelo número 197 da Polícia Civil de Mato Grosso e o registro do boletim de ocorrência deve ser feito pela delegacia virtual.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui