Ariel Venâncio e Rafael Rodrigues – (Foto: Valter Arantes)

Os bailarinos Ariel Venâncio e Rafael Rodrigues arrebataram os prêmios de primeiro lugar em três categorias do FENDAFOR – Festival Internacional de Dança de Fortaleza. O evento aconteceu de 20 a 27 de maio no formato online, transmitido direto da capital cearense.

 

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————————————————————————————————

 

 

A dupla, coreografada por Sarah Jane Venâncio, concorreu com bailarinos de todo o país, e conquistou a nota 9,8 com a coreografia “Cio da Terra”, nota 9,6 com “Greensleeves” e nota 9,7 com o Pas De Deux “Fada Açucarada”.

A participação dos artistas, representantes da Academia Líder de Artes, aconteceu online por meio de audiovisual com a performance em três videodanças, realizados pelo projeto “Sarah Jane Venâncio, uma Referência na História da Dança de Mato Grosso” e produzidos pela Adenium Filmes.

Ariel Venâncio declara que ficou surpresa com a classificação de primeiro lugar nas três categorias: Livre, Ballet Clássico Livre e Grand Pas de Deux. “Foi bem desafiador produzir esses vídeos, mas tive uma equipe que trabalhou de forma impecável. Agradeço muito a Academia Líder, ao projeto que proporcionou esse registro através da minha produtora Adenium Filmes e a toda equipe de organização e jurados do Fendafor 2021”, reverenciou a artista.

“O Fendafor Internacional tem uma importância muito grande na minha carreira profissional desde 2018 quando ganhei como melhor bailarina do festival e a oportunidade de fazer um Intercâmbio em 2019 na Suíça”, relembra Ariel.

O bailarino Rafael Rodrigues conta que após oito anos sem dançar em uma competição de nível internacional, foi motivado a voltar a competir por sua partner Ariel Venâncio e pela professora Sarah Jane. “Confesso que fiquei com muito medo e quase disse ‘não’. Mas valeu a pena ter aceitado participar deste projeto. O resultado foi surpreendente e ganhamos três primeiros lugares e uma premiação especial de melhor videodança”, declarou.

O Fendafor é realizado desde o ano 2.000 com iniciativa de Janne Ruth, Delegada do Conselho Brasileiro da Dança no Ceará – CBDD (órgão maior da dança no Brasil e América Latina), fundadora da Escola de Ballet Janne Ruth e diretora da ONG – Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações – BCAD.

O Festival propõe a montagem de um panorama de dança no Ceará apresentando uma programação que permita o diálogo entre bailarinos, coreógrafos e grupos oriundos de diversas localidades, proporcionando um momento de fruição e intercâmbio cultural.

“São espetáculos das diversas linguagens da dança, do popular ao clássico, amador ao profissional, infância à terceira idade, todas as modalidades e categorias; mostra nacional, internacional, prólogo, amadora, juvenil, infanto-juvenil e mostra competitiva. Oferecemos cursos, oficinas, workshop, mostra de videodanças e seminários”, explica Janne.

Para a bailarina e coreógrafa Sarah Jane Venâncio, um dos aspectos fundamentais do Festival são os programas de formação de plateia, permitindo o acesso da população à dança, tanto por meio de transmissão online, quanto por meio de espetáculos presenciais.

“O Fendafor online foi uma grande oportunidade nesse momento de pandemia para muitos bailarinos, professores e coreógrafos. Espero que o Festival mantenha essa opção além do evento presencial, pois o custo com a viagem muitas vezes dificulta a participação e acesso de muitos. Nossos bailarinos são merecedores da premiação que receberam e uma alegria para a dança em nosso Estado que se destaca no Festival Internacional cada vez mais. E parabéns à Delegada da Dança no Ceará Janne Ruth pela perseverança e qualidade com que executa seus projetos”, conclui Sarah Jane.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here