A situação mais crítica está na Rua Dom Pedro II, onde a maioria dos semáforos para pedestres está sem funcionar – (Foto: A TRIBUNA)

O trânsito da região central de Rondonópolis está com mais um problema. Agora são os semáforos para pedestres, que servem para auxiliar na travessia das vias, que estão inoperantes em diversos pontos e gerando insegurança aos cidadãos.

O defeito nos semáforos para pedestres pode ser constatado em várias vias do quadrilátero central, evidenciando a falta de manutenção periódica e necessária nos equipamentos. Contudo, a situação mais crítica está na Rua Dom Pedro II, uma das principais da cidade, onde a maioria dos semáforos para pedestres está sem funcionar.

 

PUBLICIDADE

 

Sônia Deveza Santos – Alfabetizadora

 

Diante do problema, os pedestres que transitam nessa região da cidade, ao atravessar esses trechos, junto às faixas de pedestres, ficam sem saber se o sinal está aberto ou fechado para o fluxo de veículos e, consequentemente, para eles. Para conseguir ver a indicação do sinaleiro, é preciso ir até a rua ou então andar rumo ao meio da quadra. Outra forma é esperar o fluxo de veículos na via parar e, assim, fazer a travessia.

Se não bastasse o defeito em muitos aparelhos, os pedestres enfrentam dificuldades para atravessar as vias mesmo nos trechos em que os equipamentos estão em perfeito funcionamento, considerando que muitos motoristas/pilotos não respeitam e avançam mesmo com o sinal vermelho, gerando riscos de acidentes de trânsito.

Espera-se que a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito possa consertar os aparelhos com defeito o quanto antes, principalmente na Rua Dom Pedro II, tendo uma maior preocupação com a sua manutenção. De forma definitiva, a solução viria com a prometida modernização da rede semafórica da região central, com implantação de semáforos inteligentes, que está sendo anunciada pela Prefeitura de Rondonópolis.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here