Com a mudança de classificação de risco, o Comitê de Gestão de Crise do Coronavírus deverá se reunir esta semana para debater novas flexibilizações em Rondonópolis (Foto – Frederico Gaia)

O Governo do Estado divulgou ontem (11) a classificação de risco dos municípios, e Rondonópolis passou de risco “alto” para “moderado”. Com a mudança de classificação, o Comitê de Gestão de Crise do Coronavírus do Município deverá se reunir esta semana para debater novas flexibilizações no Decreto Municipal atualmente em vigor. A Prefeitura de Rondonópolis informou que hoje deverá ser definida a data da nova reunião.

Rondonópolis está classificada com risco “moderado” para o coronavírus junto com mais 128 cidades de Mato Grosso. Outras 12 estão classificadas com risco “alto” e nenhum município aparece com classificação de risco “muito alto”.

 

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

Para a classificação, o Governo do Estado leva em consideração a média móvel de casos da Covid-19 registrados nos últimos quatorze dias. Assim, o município não sofrerá uma mudança brusca de um boletim para o outro. A cidade ficará na mesma categoria por pelo menos duas semanas, conforme sua média móvel de casos.

Com a classificação de risco “moderada”, o Governo do Estado determina que os municípios adotem medidas de restrições específicas como manter a proibição de qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração, proibição de atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos, devendo ser disponibilizado canais de atendimento ao público não-presenciais, bem como a adoção de medidas preparatórias para a quarentena obrigatória, iniciando com incentivo à quarentena voluntária e outras medidas julgadas adequadas pela autoridade municipal para evitar a circulação e aglomeração de pessoas.

Esta é a primeira vez que Rondonópolis é classificada com risco “moderado” desde o final de fevereiro, quando o Município entrou para a classificação de risco “muito alto”. A mudança já vinha sendo observada com a redução da média de casos nas últimas semanas, o que possibilitou que a cidade deixasse a classificação de risco “alto” para “moderado”.

O Estado mantém quatro classificações e de acordo com elas os municípios devem adotar medidas restritivas diferenciadas. São elas: “muito alto”, “alto”, “moderado” e “baixo”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here