A atividade lúdica desenvolvida na educação infantil não é apenas um passatempo, ela contribui para o desenvolvimento integral das crianças, promove a socialização, nesses momentos as crianças interage de forma rítmica e harmoniosa, fazendo descobertas do mundo.

Brincar é uma atividade natural da criança trazendo vários benefícios, pois, por meio do brincar, a criança pode despertar suas emoções, aprender a resolver fatos e resolver conflitos, remodelando, repensando, recriando e experimentando os fatos do dia a dia. Ajuda a criança na autoestima, na interação com seus pares, podendo desenvolver a imaginação, a criatividade, as habilidades motora e de raciocínio. Com todos esses benefícios podemos afirmar que a brincadeira tem toda uma riqueza de aprendizado, em que a criança se diverte e permite fluir sua liberdade de criação. O brincar é tão importante na vida da criança é que passou a ser um direito garantindo na Declaração Universal dos Direitos da Criança.

De acordo com Kishimoto; Santos (1997, p. 24), “Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração e atenção.”

Fica assim evidente a importância do lúdico na Educação Infantil, bem como o trabalho dos professores junto à Educação Infantil, que valoriza o lúdico nas suas práticas docentes para promover o desenvolvimento integral da criança, ampliar e diversificar o universo infantil, com novas possibilidades, espaços e tempos variados para a criança brincar livre, pois a brincadeira na educação infantil torna a aprendizagem significativa e prazerosa.

(*) Aldeny Alves de Oliveira e Rosilene Alves Lima são educadoras da Rede Municipal de Educação de Rondonópolis/MT.

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