O deputado estadual Thiago Silva (MDB), em registro com a professora Vilma Moreira, que morreu em 2020 (Foto – Divulgação)

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) apresentou o projeto de resolução 79/2021, nesta quarta-feira (05), para a criação da Comenda Professora Vilma Moreira, em homenagem aos líderes comunitários e seus serviços prestados em Mato Grosso. Cinco de maio é comemorado nacionalmente como o Dia do Líder Comunitário. O deputado Thiago convidou o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, para assinar o projeto como co-autor.

O objetivo da Comenda Professora Vilma é homenagear mulheres por relevantes feitos perante o movimento comunitário nos municípios de Mato Grosso. A professora Vilma era reconhecida como uma das principais lideranças femininas de Rondonópolis. Foi presidente de bairro, presidente do Sindicato de Professores e Servidores Públicos (Sipros) por seis mandatos, vereadora por dois mandados em Rondonópolis e entrou para a história de Mato Grosso por ter sido eleita a primeira deputada negra do Estado.

Como educadora, Vilma trabalhou na Escola Domingos Aparecido dos Santos, em Rondonópolis; presidiu o grupo de jovens na cidade de Aparecida D’Oeste (SP) e, em Rondonópolis, pertenceu ao Grupo JUSC, da paróquia Bom Pastor. Era cursilhista, vicentina e pertencente à Paróquia São José Esposo, no Conjunto São José. Fazia parte do Lions Clube Rondonópolis e também do grupo “Voluntários da Paz Mulheres em Ação”.

“Criamos o projeto para homenagear a saudosa professora Vilma que era uma grande líder comunitária e representava com dignidade os bairros e a comunidade”, disse o deputado Thiago Silva.

 

HOMENS
Para homenagear os líderes comunitários do sexo masculino, o deputado criou a Comenda “Manoel Francisco de Almeida”. Manoel Francisco, conhecido como Bié, foi o primeiro presidente do bairro Canjica em Cuiabá, fundado da Ucamb, ex-presidente de FEMAB e perdeu sua vida em um acidente de carro em 1.988.
O presidente da Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab), Walter Arruda, elogiou a postura do deputado Thiago em fazer esta bela homenagem a todos os líderes comunitários do estado.

“A Prof. Vilma e o Bié foram dois grandes exemplos de lideranças comunitárias que dedicaram a sua vida em prol a melhoria das comunidades do nosso Estado. Parabenizamos o deputado Thiago Silva pela iniciativa em valorizar a história do movimento comunitário e homenagear estas duas grandes lideranças fez muito pelos nossos bairros”, conclui Arruda.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here