Prefeitura abriu ontem mais 10 leitos de UTI em Rondonópolis. Na foto, prefeito e comitiva visitam as instalações (Foto – Divulgação)

 

A Prefeitura de Rondonópolis anunciou ontem (30) a abertura de mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal Antonio dos Santos Muniz. A unidade passa agora a contar com 20 leitos de UTI para atender pacientes em tratamento para a Covid-19. Os leitos serão mantidos exclusivamente pelo Município e receberão pacientes residentes na cidade.

Ontem, o prefeito José Carlos do Pátio esteve no hospital ao lado do secretário municipal de Saúde, Vinícius Amoroso, e mostrou as instalações para vereadores e demais autoridades.

Na ocasião, Pátio reforçou que mesmo com todo o esforço para melhorar a estrutura de saúde, a única solução para conter a doença é a vacina.

 

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————————————————————————————————

 

 

A Prefeitura explicou que os equipamentos médico-hospitalares para a instalação dos 10 leitos de UTI foram adquiridos com recursos próprios municipais. Além disso, os gastos com equipe médica e manutenção dos leitos também serão mantidos pelo Município com recursos próprios.

Com mais 10 leitos de UTI em funcionamento, Rondonópolis passa a contar com 70 leitos de tratamento intensivo para atender pacientes de Covid-19. São 20 leitos no Hospital Municipal, mais 30 leitos no Hospital Regional de Rondonópolis e mais 20 na Santa Casa de Misericórdia. Destes, 50 são mantidos com recursos estaduais e 20 com recursos municipais.

A expectativa com o aumento na quantidade de leitos de UTI ofertados é de que Rondonópolis possa melhorar na classificação de risco da Covid-19, saindo do “alto” risco para risco “moderado”. A mudança na classificação de risco permite que a cidade flexibilize ainda mais as medidas de restrição para evitar a contaminação pelo coronavírus.

A nova classificação deve ser informada pelo Governo do Estado na próxima terça-feira (4). Para determinar a classificação de risco dos municípios, o Governo do Estado leva em conta dados como a média diária de casos e a taxa de ocupação das UTIs.

Atualmente, a média diária de casos em Rondonópolis, conforme dados do boletim epidemiológico da Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde nos últimos 15 dias, é de 87 novos casos diários da doença. Já a taxa de ocupação das UTIs, levando em conta 60 leitos, era de 75%, com 15 leitos disponíveis.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here