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PÃO FRANCÊS X PÃO INTEGRAL
É preciso avaliar cada indivíduo de maneira única para descartar uma possível sensibilidade ao glúten e sintomas associados. Se a pessoa não sentir desconforto gástrico, é fundamental que substitua o pão francês por pães com cereais, conforme explica. “O pão francês é fabricado com farinha de trigo refinada que após a digestão faz um pico na glicemia e favorece o ganho de peso. Quando utilizamos pães integrais a glicose é liberada lentamente e utilizada, evitando os estoques na forma de gordura”.

LEITE INTEGRAL X LEITE DESNATADO (OU SEMIDESNATADO)
Tem quem diga que o principal problema aqui é a perda de sabor, mas tudo é questão de costume. Faça um esforço e veja os benefícios dessa troca. “O leite desnatado ou semidesnatado é produto com restrição de gordura e indicado para indivíduos com aumento nos níveis de colesterol sanguíneo e para aqueles que buscam a perda de peso”.

CHOCOLATE X FRUTAS
Talvez a substituição mais difícil para algumas pessoas. O chocolate pode ser mantido desde que seja acima de 60% de cacau, os famosos chocolates amargos. Porém, recomenda-se optar por sobremesas à base de frutas e ainda ajuda com uma receita rápida. “Mousse de cacau: ¼ de abacate + 1 colher (sopa) de cacau em pó + mel ou adoçante. Bater tudo no liquidificador até ficar cremoso. Servir com chia e avelãs”.

SUCO LARANJA X SUCO VERDE
“O problema que temos com o suco de laranja é que para um copo são necessárias 2 a 3 unidades de fruta. Além disso, as fibras ficam toda na peneira do espremedor e jogamos fora. Por isso prefira sucos de fruta com uma quantidade maior de fibras para reduzir a carga glicêmica do suco”. Os sucos verdes são uma excelente substituição.

CARNE VERMELHA X FRANGO OU PEIXE
A carne vermelha é uma excelente fonte de ferro e vitaminas do complexo B (principalmente vitamina B12), por isso, não precisam ser cortadas, mas consumidas com moderação. Porém, ao reduzir ou excluir o consumo dela é preciso ficar atento às substituições corretas. “A vitamina B12 conseguimos repor através do consumo de frango, ovos, sardinhas, ostras e cereais integrais. Já o ferro pode ser obtido através de folhas verdes escuras, feijões e lentilha”.

CALDOS INDUSTRIALIZADOS X TEMPEROS NATURAIS
Aqueles caldos de carne, legumes ou peixe comprados em supermercados devem ser substituídos. “Abuse de temperos naturais como as ervas frescas ou desidratadas”.

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