Fuja das manchas marrons e dos machucados.
É mais comum encontrar machucados e manchas marrons em frutas maduras, mas isso também pode acontecer com as verdes e, se você levar uma fruta verde machucada para casa ela vai acabar amadurecendo mais rápido. Isso porque aquela pequena abertura deixa a fruta mais exposta à ação do oxigênio, o que acelera o amadurecimento.
Geladeira nelas!
Se você não quer que uma fruta amadureça rápido, é melhor não deixá-la numa fruteira fora da geladeira. Isso porque as altas temperaturas de um país tropical como o Brasil aceleram a liberação de etileno, o gás responsável pela maturação das frutas. Dentro da geladeira esse gás é liberado de forma mais lenta e, por isso, a sua fruta dura mais.
Separe as frutas verdes das maduras
Você já deve ter ouvido o ditado que basta apenas uma fruta podre para estragar todas as outras, certo? Acontece que ela não precisa estar podre para causar esse estrago: se você colocar uma fruta madura junto com aquelas mais verdes que quer guardar para o final da semana, ela vai acabar acelerando a maturação de todas as que estiverem na fruteira.
Proteja sua fruta do contato com o oxigênio
Embalar uma fruta inteira é um ato que ajuda mais a amadurecer do que a retardar o amadurecimento de uma fruta. Mas algumas delas, como a banana, podem se beneficiar de um pedacinho de papel-alumínio ou papel filme. Basta embrulhar a parte do cacho com algum desses dois e você limita a quantidade de oxigênio em contato com aquela fruta. O resultado? Uma banana que vai demorar um pouco mais para ficar madura.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here