Deputado estadual Thiago Silva (MDB): “vejo que é importante esse amparo para as pessoas que ainda sofrem de algum tipo de sequela em decorrência do coronavírus” – (Foto: Divulgação)

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) apresentou o projeto de lei 219/2021 na Assembleia que “Institui a Política Estadual de Atenção à Saúde Mental das Vítimas da COVID-19 em MT”.

O objetivo do projeto é que o Estado possa atender por meio da Secretaria de Saúde as pessoas que sofreram de Covid e ficaram com sequelas físicas e mentais após o processo de contaminação e cura.

“Sabemos que a saúde mental se faz essencial para que a pessoa consiga dar andamento em sua vida após vencer a batalha da Covid. Tivemos muitas perdas, então vejo que é importante esse amparo para as pessoas que ainda sofrem de algum tipo de sequela em decorrência do coronavírus”.

As campanhas de conscientização farão parte do projeto e trarão orientações acerca de medidas para o enfrentamento de sentimentos como medo e estresse, bem com apresentarão estratégias de cuidado em saúde mental.

De acordo com o projeto, o Sistema Único de Saúde (SUS) será responsável pela implementação e execução das ações e serviços a serem oferecidos às vítimas da Covid-19.

A aposentada Eliane Xavier relata, por exemplo, que ainda sente algumas sequelas do vírus e, se o atendimento foi feito pelo SUS, ela acredita que irá ajudar famílias que precisam deste amparo.

Segundo o artigo 5º do projeto de lei, o atendimento a vítima da Covid-19 poderá ser realizado presencialmente ou à distância, de acordo com o regramento específico de cada modalidade, determinado pelo respectivo conselho profissional do membro da equipe multidisciplinar que prestar o atendimento.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here