Com o atual cenário de pandemia mundial conhecido como Sars-CoV-2 (Covid -19), todos têm enfrentado diversos desafios sendo um deles a adaptação a nova rotina de estudos. Segundo o dicionário, resiliência é a capacidade de recobrar-se facilmente ou adaptar-se à má sorte ou às mudanças, se tratando dos estudos, estudantes devem buscar novas estratégias de estudos que subsidie sua permanência.

Com a mediação pedagógica, alunos precisam manter-se resiliente, pois a educação é fundamental para formação do sujeito autônomo. Bondía (2002, p.21) cita que “A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca”.
Portanto, com o caos que se estabeleceu mundialmente, estudantes busquem a constância nos estudos, lendo e escrevendo aproveitando as relações estabelecidas virtualmente pelas instituições de ensino e assim conferindo continuidade na formação.

Referência: BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. nº 19, p. 20-28, Jan/Fev/ Abr, 2002.

(*) Daniele Araujo Nascimento é acadêmica de pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Rondonópolis. Email: [email protected]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here