A biologia afeta diretamente a vida pessoal e social dos indivíduos e os comportamentos humanos. Esta é uma ciência muito importante, e a concepção de sua divisão está se tornando cada vez mais necessária. Portanto, por meio desse conhecimento, é possível intervir nas questões ambientais, sociais, históricas e biológicas relacionadas à saúde física e mental. Esse entendimento é baseado em métodos científicos, método baseado na obtenção de respostas e na aplicação de conhecimentos adquiridos por meio de observação, pesquisa, questionamento, construção de hipóteses e experimentação, dessa forma melhora a qualidade de vida das pessoas e seus habitat.

A biologia mostra a importância da educação na vida das pessoas, pois quanto mais conhecimento elas possuem, maior é sua capacidade de se conectar com o mundo. A sociedade atual é afetada pela ciência e pela tecnologia, o conhecimento científico é essencial para a ocorrência dessa relação. Hoje, o campo da biologia se destaca entre as ciências mais vanguardistas e marca profundamente o progresso da ciência desde o século XVI.

Igualmente, o ensino de biologia está, sem dúvida, intimamente relacionado à vida de cada cidadão, e a missão da escola é levar esse conhecimento a todos.

Deste modo, o pesquisador Krasilchik (2004) ressalta que além de outras funções, o ensino de biologia deve colaborar para que todos possam compreender e aprofundar as últimas interpretações dos processos e conceitos biológicos, a importância da ciência e da tecnologia na vida moderna e o interesse pelo mundo e pela vida de todos os seres vivos. Este conhecimento também deve contribuir para que os cidadãos possam aplicar o que aprenderam na tomada de decisões de interesse pessoal e coletivo dentro de um quadro ético de responsabilidade e respeito ao papel do ser humano na biosfera.

O papel da biologia nas escolas é contribuir da maneira habitual para desenvolver a compreensão das pessoas sobre sua própria organização biológica, seu lugar na natureza e na sociedade e sua dinâmica pode interferir, realizando ações coletivas para melhorar a qualidade de vida.

O ensino de biologia e o e de ciências podem colaborar para a edificação de um planeta sustentável de uma sociedade mais organizada. Em outras palavras, o conduta da educação implica uma visão de mundo e, portanto, implica uma forma de comportamento de agir nele. Dessa forma, a escola precisa tornar um lugar que ao alunos possam aprender e interagir com o mundo de uma forma mais sistemática e orientada.

Segundo o famoso astrônomo, físico Caniato (1989) o mundo tem o tamanho de nossa capacidade de entendê-lo. Assim, é importante ensinar biologia no cotidiano da escola, pois a biologia deve ser realizada como produção de conhecimento.

“No processo de conquista do conhecimento, a qualidade do mundo, ou seja, a qualidade de nossa vida na terra, será dada ao mundo por meio de métodos e usos.”

Atualmente os países mais desenvolvimento, a biologia desempenha um papel extraordinário, pois abrange desde ações de educação básica em saúde, advindo por questões ambientais, até o incremento de tecnologias de ponta com rica experiência nas áreas de genética e biotecnologia.

Assim sendo, o ensino de ciências e biologia desempenha um papel essencial na formação do cidadão, pois além de transmitir as informações que o tornam elegível para participar do debate atual, também o prepara para conectar o que aprendeu a outras pessoas.

Diante disso, no seu cotidiano, o ensino de biologia deve ser visto em uma perspectiva educacional transformadora, ou seja, um caminho de formação cidadã, para o enfrentamento das situações do cotidiano.

(*) Aldeny Alves de Oliveira e Rosilene Alves Lima são docentes da rede municipal de Rondonópolis, MT.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here