Nova UTI Covid-19 do Município começou a funcionar ontem no Hospital Municipal – (Foto: Divulgação)

 

A Prefeitura de Rondonópolis informou ontem (1º) que 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) instalados no Hospital Municipal Antônio dos Santos Muniz, que funciona como hospital de retaguarda para atendimento de pacientes com Covid-19, começaram a receber pacientes. A Secretaria Municipal de Saúde informou ontem que cinco pacientes foram transferidos para a nova UTI, quatro deles estavam internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e um no Hospital Regional de Rondonópolis.

O Município anunciou há três semanas que abriria os novos leitos que serão mantidos com recursos municipais e atenderão pacientes de Rondonópolis.

“Rondonópolis é uma cidade polo que atende 19 outros municípios, o que totaliza uma população de cerca de 600 mil pessoas, inclusive, de outros locais que possuem UTIs, como Campo Verde e Primavera do Leste.

Então, nada mais justo do que se criar um espaço exclusivo para o paciente de Covid rondonopolitano”, explica o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Ferreira.

 

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

Ainda de acordo com o secretário, os novos leitos que entraram em funcionamento vão contribuir para reduzir a sobrecarga da rede pública de saúde de Rondonópolis. Com ampliação de leitos para receber pacientes da cidade será possível reduzir a fila de espera na Central de Regulação por uma vaga no tratamento intensivo.

“Com essas novas UTIs para acolher os munícipes de Rondonópolis, naturalmente haverá abertura de vagas para acomodar os pacientes de coronavírus de outras localidades que estão na fila da regulação”, argumenta.

 

O secretário explicou ainda que a transferência dos pacientes internados na UPA e em outros hospitais como o Hospital Regional de Rondonópolis para a UTI do Hospital Municipal será embasada em critérios clínicos. Primeiramente, serão transferidos os pacientes que estão em ventilação mecânica e que estejam hemodinamicamente estáveis para serem transportados.

Com a abertura dos novos 10 leitos de UTI no Hospital Municipal, Rondonópolis passa a contar com 40 leitos de tratamento intensivo e mais 15 leitos de tratamento semi-intensivo. São 10 leitos de UTI no Hospital Regional, 20 leitos de UTI na Santa Casa de Rondonópolis, 10 leitos de UTI no Hospital Municipal e mais 15 leitos semi-intensivos na UPA.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here