
O vereador Doutor José Felipe Horta (Pode) está defendendo a abertura de residência médica em Saúde da Família e Comunidade na rede básica de saúde de Rondonópolis.
Na última quinta-feira (18), ele intermediou uma reunião entre a coordenação do curso de Medicina da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e o Poder Executivo Municipal para tratar da proposta.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
————————————————————————————
Segundo o vereador, a ideia é uma alternativa de resolver o déficit de profissionais médicos no município.
“A residência tem previsão de duração de dois anos, podendo iniciar com quatro médicos no primeiro ano e ampliando para oito médicos residentes no segundo ano de residência (quatro R2+ quatro R1).
Os médicos serão formados em uma especialidade que os preparam para a prática do cuidado integral e humanizado, com a capacidade de compreensão do contexto pessoal, familiar e comunitário dos cidadãos, oferecendo uma melhor qualificação e satisfação do serviço de saúde do município para o usuário.
Essa residência seria um ótimo mecanismo para atrairmos e fixarmos novos médicos em nosso município e resolveríamos o déficit de profissionais na área”.
Na reunião para tratar do assunto, estiveram presentes os coordenadores e professores do curso de Medicina, Márcio José Ferreira, Dr. Rafael Mederi, Dra. Sharon Marjorie Alves de Paula Leocádio, Dr. Otto Gerardo Mojica Vera, vereador Doutor José Felipe Horta, o prefeito José Carlos do Pátio e o secretário de Saúde, Rodrigo Ferreira.
“O prefeito disse que vê o projeto com bons olhos, sendo necessários alguns ajustes. O projeto será revisto e uma nova reunião será agendada. O projeto de residência é elaborado pelo MEC e tem alguns critérios que devem ser seguidos. Atualmente já funciona em Sinop-MT”.