
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está realizando um processo seletivo para selecionar pessoas para trabalharem no Censo 2021. Em todo o país, serão contratadas mais de 204 mil pessoas e, para Rondonópolis, serão ofertadas 236 vagas.
A epidemia de coronavírus no país levou o IBGE a adiar o Censo Demográfico, que deveria ter ocorrido em 2020. Os processos seletivos que foram abertos no ano passado acabaram cancelados, e as taxas de inscrição foram devolvidas.
Agora, o instituto volta a publicar o Edital de processo seletivo, com 204.307 por todo o país, sendo que, para Rondonópolis, são 212 vagas para recenseador, três vagas para agente censitário municipal (ACM) e 21 vagas para agente censitário supervisor (ACS).
No caso de Rondonópolis, já é possível saber que, no caso das 212 vagas para recenseadores, 159 são para ampla concorrência, 42 para Pessoa Preta ou Parda (PPP) e 11 para Pessoa com Deficiência (PcD). No caso das vagas ACM E ACS, são no total 24 vagas, com 16 para a ampla concorrência, seis para PPP e duas para PcD.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
————————————————————————————
Existe uma grande expectativa por um salto significativo no número de moradores em Rondonópolis, visto que o último Censo foi realizado em 2010, ou seja, há mais de 10 anos.
Para se ter uma ideia, naquela época o IBGE constatou que Rondonópolis tinha 195.476 moradores.
Todos os anos o IBGE faz uma estimativa do número de moradores da cidade, com base nos censos de 2010 e 2000. Em 2020 essa estimativa apontou uma média de 4 mil novos moradores, chegando a número estimado de 236.042 habitantes.
Contudo, quem vive na cidade acompanha um crescimento pujante e duvida muito que o número de habitantes não seja maior.
As projeções atuais são de que a população de Rondonópolis ultrapasse os 250 mil habitantes, já que na última década é nítido uma grande crescimento urbano do município. Contudo, a dúvida só será realmente esclarecida mediante a divulgação oficial dos dados.
O levantamento, que é bastante trabalhoso, não fica restrito ao trabalho daqueles que serão contratados temporariamente. As atividades preparatórias começam bem antes na agência do IBGE de Rondonópolis, que fica na Avenida Lions Internacional.
O trabalho que é realizado anteriormente visa fazer um levantamento sobre o perímetro urbano, distritos, zoneamento, entre outros. Uma das características marcantes de Rondonópolis são os inúmeros loteamentos e residenciais que foram abertos nos últimos anos, sem falar naqueles que começam a surgir e já possuem moradores.

O Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país, e importantíssimo para a distribuição de recursos públicos. Por isso, a importância da cidade ter o dado real do seu número de habitantes.
Sinceramente, acredito que Rondonópolis já possui cerca de 285.000 habitantes. Essa cidade é realmente diferenciada.