Com o avanço da tecnologia no mundo, as pessoas têm menos necessidade de se movimentar, causando assim o sedentarismo, com isso gerando patologias resultantes da falta de movimento do corpo humano. Fazendo várias vítimas ao redor do mundo.

Para que o número de vítimas não aumente por essas patologias, foram desenvolvidas políticas para reduzir os índices de sedentários no mundo, evitando assim que mortes prematuras ocorram.

Além disso, vários governos vêm investindo em campanhas de práticas de atividades físicas, construção de academias populares em praças e calçadões para que esse mal não aumente.

Hábitos como o consumo excessivo de alimentos pode ser eliminado e a prática de exercícios físicos introduzida na rotina de forma gradativa.

Além das práticas de atividades físicas e esportes que proporcionam vários benefícios, podendo melhorar o sistema cardiorrespiratório e a regulação de vários hormônios produzidos pelo organismo, estes que contribuem para o humor, reduzindo as chances de desenvolver doenças psicológicas como a depressão.

É de extrema importância que tenha um profissional como os educadores físicos na execução de atividades mais elaboradas. Para ter uma boa experiência com os exercícios físicos é importante avaliar o IMC (Índice de Massa Corporal) com a finalidade de identificar em quais categorias você se enquadra, sendo elas: abaixo do peso, peso normal, sobrepeso, obesidade grau I, obesidade grau II e obesidade grau III.

Sobre o objeto de conhecimento estudado “saúde e qualidade de vida”, é possível identificar sua relação com várias profissões, tais como: nutricionistas, psicólogos, professores de educação física, médicos entre outros. E ainda uma relação dos conteúdos com outros componentes curriculares, além da educação física como exemplo da ciência, quando estudamos o sistema respiratório e circulatório a matemática ao calcular o IMC e a língua portuguesa na escrita e organização do texto.

 

(*) Luis Henrique Nascimento Alves – Estudante do 8° ano

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here