O projeto Farmácia da Partilha, uma iniciativa da Associação União Pela Vida, em parceria com a Diocese de Rondonópolis – Guiratinga, é mais um daqueles que merecem os parabéns e o apoio de toda sociedade.

Como mostramos na edição de ontem (21), a farmácia irá funcionar anexo ao prédio da Igreja Bom Pastor e doará, para famílias carentes e mediante receita médica, remédios dos mais diversos tipos.

Trata-se de uma ideia que ajuda quem doa e quem recebe. Nós, brasileiros, temos mania de automedicação, o que obviamente não é recomendado.

Juntando os remédios que compramos por conta própria, os que nos são receitados e aqueles do dia a dia que não necessitam de prescrição médica, é muito comum termos a nossa própria farmácia em casa, muitas vezes acumulando medicamentos que acabam excedendo seu prazo de validade e indo para o lixo.

A Farmácia da Partilha acaba justamente com esse desperdício. Em condições de uso, dentro do prazo de validade e sobrando em nossas casas, esse medicamento pode ser muito importante para uma pessoa que está precisando e não tem condições de comprar.

Imagina só sentir dor e não ter um analgésico para tomar, ter uma inflamação e não ter um único medicamento pra ajudar a melhorar, ter tosse e não ter um xarope, entre tantos sintomas que são sentidos ao longo dos dias.

Quem tem condições vai ao médico e compra seus remédios, outros passam pelas unidades básicas de saúde e recebem a prescrição e os medicamentos, mas, e quando a saúde pública não tem o remédio para oferecer? Sem recursos, muitas pessoas não tem como comprar e, um projeto como esse, que possibilita a partilha dos medicamentos, pode representar muito para alguém que precisa.

A ideia é ótima, trabalhosa, mas muito importante e necessária. Parabenizamos todos os envolvidos e torcemos para que a Farmácia da Partilha ganhe apoio e ampliação, quem sabe sendo instalada também em outras paróquias e de forma descentralizada. Tudo que é bom merece atenção e crescimento.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here