Diesel verde a partir de resíduos ósseos de aves – (Foto: Ubrabio)

 

A Embrapa Agroenergia, em parceria com a empresa Haka Bioprocessos, sediada em Catanduva (SP), inicia neste mês de outubro pesquisa que poderá resultar em um diesel verde obtido a partir da hidrogenação do bio-óleo de resíduos ósseos de aves.

A Unidade fará a caracterização dos componentes químicos da matéria-prima (bio-óleo), o pré-tratamento, a hidrogenação e a caracterização do produto final. A pesquisadora da Embrapa Itânia Soares, líder da pesquisa, conta que o objetivo do projeto, cuja duração é de dois anos, é chegar a uma composição próxima à do diesel petróleo, a partir da agregação de valor a um tipo de matéria-prima que usualmente não é utilizada na produção de diesel renovável.

“Utilizaremos o processo de hidrogenação para gerar hidrocarbonetos parafínicos com propriedades similares ao diesel de fonte fóssil e que se diferenciam do biodiesel, que é uma mistura de ésteres de ácidos graxos, por apresentarem maior estabilidade e maior poder calorífico”, explica Itânia.

 

Além dela, fazem parte da equipe os pesquisadores Rossano Gambetta, Leonardo Valadares, Dasciana Rodrigues e Diogo Nakai, todos da Embrapa Agroenergia.

O processo de hidrogenação é semelhante ao que a Embrapa Agroenergia já fez com o óleo de palma, conhecido por sua elevada acidez. A caracterização final do produto incluirá a análise da composição química e também das suas características físico-químicas, tais como poder calorífico, densidade e viscosidade.

 

Diesel Verde

O diesel verde ou diesel renovável, definido como combustível renovável para motores a combustão de ciclo diesel produzido a partir de matérias-primas renováveis, ainda não faz parte da matriz energética brasileira.

No dia 17 de setembro, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) promoveu uma audiência pública com duração de cinco horas sobre a regulamentação de qualidade e a comercialização no País desse biocombustível.

“Com a produção de diesel verde a partir de ossos, estaremos inserindo a cadeia de proteína animal como importante agente na transição energética para uma economia de baixo carbono, oferecendo combustíveis e insumos renováveis para a agricultura e promovendo a economia circular para a descarbonização das suas atividades”, afirma o fundador e CEO da Haka Bioprocessos, Cyro Calixto.

 

Após a regulamentação para comercialização em território nacional, o diesel verde deverá ser adicionado ao diesel de origem fóssil, que já possui obrigatoriamente 12% de biodiesel em sua composição. O resultado será uma mistura ternária, ou seja, um combustível composto por três diferentes produtos.

 

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