Aqui estamos nós, novamente em meio a um tiroteio histórico. Como chegamos aqui ainda não sabemos, tudo aconteceu tão de repente que nem deu tempo de nos preparar.

Num piscar de olhos nos encontramos em um cenário totalmente diferente do que costumávamos presenciar, home office, tempo disponível em casa, relação familiar mais intensa, sustentabilidade e crise ambiental, educação a distância, transporte de massa, crise sanitária e uma nova ordem geopolítica mundial, escolas fechadas e ensino a distancia, caíram sobre nosso colo como uma bomba!

O que fazer? De onde começar? Como ensinar? Nossa mente foi bombardeada por um turbilhão de sentimentos, e nossos alunos? Como estão? Tem acesso à internet? Tem celular, tablet, computador, notebook ou laptop? Quem está mediando este conhecimento? Ninguém nos consultou se estávamos preparados para isso neh! Estamos desesperados e desorientados? Talvez.

Tudo bem! Ninguém planejou, muito menos desejou tal situação, então vamos lá, o momento é de “re” repensar, refazer, ressignificar, reconstruir, remodelar, é hora de se REINVENTAR. A educação não está alheia a esse movimento. Mais ainda, é um segmento claramente sensível a essa mudança de cenários. A pergunta que não quer calar é: você está consciente disso e com espírito e ânimo de se preparar para esses novos cenários e seus desafios?

O momento é de comprometimento, devemos preparar para um novo modelo de escola pós pandemia, preparar para receber alunos que passaram por experiências marcantes, estressantes e diferenciadas.

Se você era, ou ainda é, resistente à tecnologia, entenda: não há volta. Aproveite e mergulhe, busque novos conhecimentos e mantenha-se em processo de contínuo aprendizado. Não queira ficar na idade da caneta, mas, também, não esqueça que você não é um Youtuber e sim um professor, um profissional da educação e tenha orgulho disso! Valores como Resiliência, Solidariedade e Empatia sairão fortalecidos dessa e passarão a valer muito. Pratique-os sempre!

E no mais, CORAGEM, SAÚDE e PAZ.

 

(*) Aridinar Alves Ferreira, Luciely Karine Silva da Mata, Marquélia Silva da Mata Souza e Renata da Penha Coelho Mata são professoras da rede municipal de ensino

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here