O sabor do autêntico gelato italiano não se compara com qualquer outro sorvete. Pode ser considerado uma obra-prima da Itália.

 

Ingredientes:

250 ml de leite integral.

250 ml de creme de leite de 33-35%.

4 gemas de ovo.

150 g de açúcar.

1 fava de baunilha ou uma colher de extrato de baunilha.

 

Preparação:

Em um recipiente fundo e antiaderente coloque leite, creme de leite e a metade do açúcar. Coloque em fogo baixo e misture até que surjam as primeiras bolhas. Não deixe ferver! Retire do fogo e coloque a baunilha. Separe as gemas das claras. Bata um pouco as gemas.

Acrescente a segunda metade do açúcar e siga batendo. Coloque um pouco da outra mistura (quente) e bata durante 1-2 minutos. Em seguida, junte essa mistura ao que sobrou da outra, sempre batendo. Esquente tudo em fogo baixo sem parar de mexer. Utilizando um termômetro, meça a temperatura da mistura. É muito importante não deixar esquentar demais. O creme está pronto quando alcançar os 85°C. Se quiser, faça isso sem um termômetro. Quando, na mistura, aparecerem as primeiras bolhas, apague o fogo. O creme deve ter uma consistência espessa e pegajosa.

Coe para evitar grumos sobre um recipiente fundo sobre uma superfície com gelo. O gelo esfriará a mistura rapidamente e ajudará no processo. Quando estiver bem fria, coloque na geladeira. Cada geladeira tem uma intensidade, mas, em geral, são necessários de 20 a 30 minutos.

Em seguida, guarde em um recipiente hermeticamente fechado e leve ao congelador por mais 30 minutos.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here