Garotas que participaram do ensaio fotográfico de valorização da beleza da mulher negra – (Foto: Divulgação)

 

Elevar a autoestima, mostrar a beleza e o empoderamento da mulher negra. Esses foram alguns dos objetivos de uma sessão de fotos feita na tarde da última terça-feira (22), em um hotel de Rondonópolis, com moças negras na intenção de valorizá-las e de lutar contra o racismo.

A iniciativa foi idealizada pela Miss Beleza Negra 2018 e atual Miss Beleza do Bem 2020, Talita Santos, junto com a Miss Pedra Preta 2019, Ingrid Geovanna Santos Silva, e tendo como madrinha a fotógrafa profissional, Keli Coutinho, conhecida como “Keli LK”.

De acordo com Talita, a inspiração para esse projeto veio de ensaios feitos no exterior e, até mesmo, exposições dessas fotos de mulheres negras.

 

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————————————————————————————————

 

 

“Eu tive a ideia de fazer um ensaio desse tipo para empoderar as mulheres negras da nossa cidade e combater o preconceito.

Então, apresentei essa proposta para a Ingrid (a Miss Pedra Preta 2019). Nosso intuito foi de dar mais visibilidade à beleza negra”.

 

Talita Santos, Miss Beleza Negra 2018 e atual Miss Beleza do Bem 2020, e Estefani Vitória Laass Borghe, uma das participantes do ensaio, visitaram a redação do A TRIBUNA para falarem do projeto – Foto – divulgação)

 

Talita então foi atrás de garotas para participarem do ensaio fotográfico. A ação era para ter ocorrido na época em que foi comemorado o Dia da Mulher Negra, que foi no dia 25 de julho, mas devido a pandemia do novo coronavírus (covid-19) foi adiado agora para este mês de setembro.

Na sessão, as participantes vestiram blusas brancas e amarelas, e calças jeans. A atividade teve duração de, aproximadamente, uma hora e meia. Ao todo, sete meninas estiveram no ensaio, sendo que foram tiradas uma média de dez a 15 fotos por pessoa.

Estefani Vitória Laass Borghe foi uma das meninas que marcaram presença na iniciativa. Ela disse que ficou sabendo do projeto a partir da prima dela e resolveu participar, uma vez que o seu sonho, desde quando era mais nova, é o de ser uma modelo.

“Já tinha participado de alguns projetos da escola, mas eu vi a história da Talita e disse: ‘eu vou participar desse projeto’. Eu vou pegar o exemplo dela (Talita) e, aos poucos, vou crescendo.

Amo muito o mundo da moda. É uma coisa me motiva muito. E eu acredito que esse projeto ainda vai ajudar outras mulheres também”, ressaltou Estefani.

 

Para outra participante, Jennifer Amanda Santos Oliveira, o ensaio foi importante para mostrar para as mulheres negras o quanto elas são bonitas e que elas podem ser o que quiserem.

“Elas podem ser uma ‘digital influencer’; ser uma modelo bem representada; podem ser lembradas pelo seu trabalho. E a importância desse projeto que a gente fez é para isso: para nós também podermos ajudar aquelas meninas que estão passando por momentos difíceis como baixa autoestima e ansiedade.

Fazer com que elas saibam que não estão sozinhas e poderemos ajudá-las em situações como o racismo, porque a gente já passou por isso e não nos rebaixamos.

Nós nos elevamos, nós crescemos, fizemos com que desse certo. Então esse ensaio é mais que um projeto, é sim uma família”, destacou.

 

Já para Ingrid Silva, a ação serviu para mostrar que a “preta também tem a sua beleza”.

“Beleza que tem ser valorizada no comércio, tanto para modelo, quanto para a televisão e entre outras coisas.

O intuito maior que a gente fez esse ensaio foi para a gente ter mais visibilidade como mulher negra e mostrar que nós também podemos aparecer em comerciais diversos, desfiles, fazer fotos, independente de estrutura de corpo, independente de cor, raça ou religião”.

 

A idealizadora do projeto, Talita Santos, declarou que amou o ensaio fotográfico.

“Porque é tão bom quando uma olha para a outra e admira a beleza da negra. Nos sentimos seguras e em família.

E elas perceberam que não estão sozinhas. E vamos lutar contra o preconceito e críticas”, afirmou a Miss Beleza Negra de 2018.

 

Talita informou que o próximo passo agora será de buscar parceiros para a divulgação das fotos. Além disso, a idealizadora do projeto deseja, futuramente, fazer palestras em escolas. Para quem quiser mais informações sobre este trabalho pode entrar em contato com Talita pelo número (66) 99207-9557.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here