A educação infantil é uma das etapas mais importantes na vida de uma criança, é nela em que as primeiras manifestações de pensamentos, linguagem, criatividade, reações, imaginação, ideias e relações sociais são construídas.

Nessa ótica, o papel do professor é fundamental no desenvolvimento das experiências na educação infantil, visto que ele é o mediador entre a criança e o conhecimento.

Assim sendo, é necessário que esse profissional esteja em constante aprendizagem e que seu trabalho se mantenha integrado com os demais profissionais do espaço educativo, uma vez que esta ação conjunta é essencial para garantir que o cuidar e o educar ocorram de forma integrada, portanto, indissociáveis.

Em vista disso, trabalhar com educação infantil envolve uma série de tópicos de suma importância que são: estudo, dedicação, cooperação, cumplicidade e, principalmente, amor de todos os envolvidos no processo.

Os educadores da primeira infância têm a função de integrar os atos de cuidar e educar, visando o comprometimento com o desenvolvimento integral das crianças nos aspectos físicos, cognitivos, afetivo e social.

Para tanto, o educador deve estar em permanente estado de observação e reflexão das suas práticas para que não transforme as ações em rotinas mecanizadas, guiadas por regras.

Se faz preciso um comprometimento verdadeiro do seu real papel de agente mediador de aprendizagens prazerosas e significativas que permitem as crianças ampliarem e potencializarem seus conhecimentos.

Para o educador que se compromete com uma educação de qualidade e uma aprendizagem significativa é importante que vivencie na prática os quatro pilares da educação do futuro de Jaques Delors, onde ao aprender a ser contribua positivamente na vida de seus semelhantes; ao aprender a conviver aceite as diferenças, sendo solidário e receptivo; ao aprender a aprender compreenda, descubra, construa e reconstrua conhecimentos; ao aprender a fazer desenvolva adequadamente as competências e habilidades de forma generosa e prazerosa para todos os envolvidos no âmbito escolar e fora dele.

A partir desses pilares, que são essenciais na vida educacional das crianças, entendemos que educar significa promover aprendizagens e proporcionar conhecimentos necessários para a formação e desenvolvimento integral de nossas crianças.

Educar significa proporcionar às crianças a oportunidade de desenvolver suas capacidades e habilidades, cabe ao educador oferecer um ambiente acolhedor às crianças para que possam ter liberdade de expressão, vistas como sujeitos de direitos, proporcionando, dessa forma, uma “aprendizagem significativa”.

Assim, entendemos que durante todo o caminho a ser percorrido por uma criança na fase da Educação Infantil precisa ser desenvolvido sua autonomia, construindo seu espaço social de convivência e de inter-relação com a efetiva e saudável permanência nos ciclos educativos que virão posteriormente.

Portanto, é necessário que o professor da educação infantil esteja em constante busca por aprender sobre o desenvolvimento das crianças e a forma como elas veem e sentem o mundo, criando dessa forma oportunidades para que as mesmas se desenvolvam integralmente.

 

(*) Euridice Rissato é professora, especialista em educação infantil e psicopedagoga clinica e institucional, atuando na educação infantil na rede municipal.

 

 

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