Média entre 75 a 80 voluntários participaram do drive-thru do Dia Mundial da Limpeza, realizado no sábado passado (19) – (Foto: Divulgação)

 

O drive-thru do Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), realizado no sábado passado (19), no espaço Feira da Vila Aurora, recolheu um total de 8,58 toneladas de resíduos recicláveis, segundo o balanço oficial do evento.

A iniciativa, que contou com a presença de uma média entre 75 e 80 voluntários, atendeu a 150 carros.

Esse dia foi dedicado a uma ação mundial que teve o objetivo de promover a mobilização das pessoas para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques em 180 países.

De acordo com a coordenadora das ações pelo Grupo Arareau de Pesquisa e Educação Ambiental, Alecsandra Pazza, o que chamou a atenção da organização foram as quantidades de arrecadação de roupas e calçados, em torno de 2 toneladas, e de resíduos eletrônicos, 3,5 toneladas.

“Porque a gente não esperava essa quantidade de descarte de resíduos utilizáveis. Nós esperávamos que teria mais da categoria de papéis, plásticos e metais”, avaliou Alecsandra.

 

Quantidade recebida de resíduos eletrônicos foi uma das coisas que chamou a atenção da organização do evento – (Foto: Divulgação)

Conforme o balanço, a quantidade de itens entre papéis, vidros, plásticos, eletrodomésticos, metais e isopores foi de 3,57 toneladas. Além disso, os voluntários do drive-thru do Dia Mundial da Limpeza também receberam nove quilos de aerossóis, 80 litros de óleo de cozinha e 14,800 quilos de remédios vencidos.

“Foi um evento muito satisfatório pela participação da população.

Mesmo com pouco tempo de divulgação, ainda assim tivemos um grande número de participantes e voluntários”, afirmou a coordenadora da ação pelo Grupo Arareau.

 

A ONG Arareau contou com diversos parceiros e apoiadores, como o Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio São Lourenço, Lions Clube Internacional, ONG Arpa, Associação dos Feirantes de Rondonópolis, Prefeitura de Rondonópolis, Juizado Volante Ambiental, Grupo Mova-se, cooperativas e empresas privadas.

Cada instituição parceira da ação ficou responsável por fazer a destinação dos materiais recebidos.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here