A pandemia do coronavírus em Rondonópolis segue inspirando cuidados. De um lado, há alguns números mais animadores. Nos últimos 15 dias, os casos suspeitos da doença tem diminuído significativamente, ao mesmo tempo que os casos de pessoas recuperadas vêm subindo muito.

Nessa realidade, não podemos deixar de reconhecer que a testagem aumentou na cidade, deixando menos brecha para casos suspeitos, e o tratamento precoce com medicação prescrita por médicos aumentou, com maior busca por tratamento.

Um ponto positivo é que a cidade começou a ter referências de tratamento em caso do surgimento de sintomas suspeitos de covid-19, como as unidades Sentinelas espalhadas pelos bairros, e o projeto Missão Cidadão, realizado pela sociedade civil.

Por outro lado, a preocupação permanece porque os leitos de UTI para covid-19 seguem sobrecarregados e a média de mortes pela doença segue estável, sem redução, em nosso município. E o pior é que, nesse momento que mais precisamos, o Município ainda não conseguiu abrir mais UTIs.

A situação vivida por Rondonópolis nessa pandemia deve ficar de aprendizado pela gestão pública, no sentido de buscar um maior planejamento e realizar projetos e ideias que vem dando certo em outros centros. Mesmo atrasado e com muitos erros cometidos, o Município não pode “lavar as mãos” e não buscar ações para preservar vidas.

Toda a atenção é pouca com essa doença ainda desconhecida para todos os segmentos. Assim, cabe aos gestores continuar aprimorando a estratégia de prevenção e tratamento da covid-19, assim como a população não menosprezar a alta letalidade dessa doença, promovendo aglomerações entre amigos e familiares.

O momento necessita do cuidado de todos. E isso passa pela consciência da importância do distanciamento social, de medidas de higienização adequada de superfícies e das mãos e proteção de nossos idosos. Além disso, é hora de estender as mãos para aqueles que estão desempregados e dar o conforto e a palavra amiga para aqueles que perderam seus entes queridos.

Vamos permanecer nos protegendo!

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here