Aluno da escolinha de futebol tem que usar máscara em período integral – (Foto: Divulgação)

 

Em meio a pandemia do novo coronavírus (covid-19), as nove escolinhas de futebol e as bases de quatro clubes voltaram às atividades em Rondonópolis há uma semana. Para isso, as instituições seguem um plano de contingência que foi aceito pelo Comitê de Crise do Município e que prevê, por exemplo, que os alunos mantenham uma distância de, no mínimo, dois metros entre si, sendo que eles e os professores devem usar máscaras em período integral.

De acordo com o presidente da Associação das Escolinhas de Futebol de Rondonópolis (AEFR), Darci Pereira de Oliveira, só são realizados treinos técnicos e táticos. Segundo ele, os alunos são escalonados em turmas de 15 integrantes a cada hora em campo por 60 minutos, tanto na parte da manhã, quanto à tarde.

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

Estão comparecendo às aulas as crianças de 12 anos acima. Darci confirmou que não é obrigatório a presença de todos e a participação deles depende de autorização dos pais. Entre os tipos de treinos eles fazem fundamentos, finalizações e outros exercícios individuais.

O presidente da associação explicou que como os espaços são grandes os professores mantém distância dos alunos, mas ainda conseguem orientar eles. “As crianças têm lavado as mãos com frequência. Cada aluno tem a sua própria garrafinha de água e, quando vão enchê-la, aproveitam para lavarem as mãos e passarem álcool em gel”,explicou Darci. Os materiais como bolas, cones e outros são higienizados após cada treino por turma.

Os tópicos do plano de contingência foram elaborados conforme os protocolos emitidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a categoria acredita que pode utilizar estes métodos até o fim da pandemia que assola o país.

A classe solicitou o retorno dessas atividades, uma vez que alguns professores dependem desse trabalho para o sustento de suas famílias, bem como, este é um recurso das famílias dos alunos poderem dar continuidade em seus serviços.

Estão proibidos qualquer tipo de jogo (amistoso ou campeonato) nos finais de semana. Com isso, o 20º Campeonato Municipal das Escolinhas de Futebol está paralisado desde março, após a realização da primeira rodada. A competição contava com 16 equipes em disputa por 48 categorias.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here