A leitura é um dos meios pelo qual se obtém conhecimento das mais diversas áreas facilitando então, a argumentação e vocabulário para a produção de um texto oral ou também escrito.

A escola em parceria com a biblioteca escolar tem grande parcela de responsabilidade para com o incentivo à leitura, pois promove o hábito nas crianças, estas irão crescer sabendo que a leitura enriquece o conhecimento e da grande importância que ela exerce na vida do ser humano.

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

A biblioteca deve assumir seu lugar no espaço pedagógico, como um centro de incentivo a leitura e propagador de conhecimento gerado pela humanidade.

A prática da leitura constitui-se ato presente na vida da criança desde o momento em que começa a ter noção do mundo que a cerca. No entanto, ao longo da vida escolar desses educandos, nem sempre há o devido interesse pela leitura. Com isso faz-se necessário à criação de mecanismos que despertem o interesse e o gosto pela leitura.

A leitura é uma prática que veio se desenvolvendo gradativamente durante século, os primeiros sinais de leituras começam nos primórdios das paredes das cavernas onde homens pintavam, desenhavam animais, esses eram meios de se comunicar visualmente.

Com os avanços que ocorreram constatou-se que a leitura era algo produtivo e que favorecia o crescimento, não somente das pessoas, como da própria comunidade. Fatos que aos poucos fortaleceram a sua divulgação, criando situação favoráveis à leitura em voz alta e em locais públicos. Liam-se romances, poemas e passagens religiosas.

Seguindo esse raciocínio, constata-se que o ato de ler tem várias funções e especificações. Serve para demonstrar a qualidade do leitor e sua expressividade, como um ritual do falar corretamente ou como meio de divulgar algo que queira colocá-lo em circulação

A leitura amplia os conhecimentos traz novas possibilidades de mundo. Eleva o nível de entendimento deste, e ampliando a visão do indivíduo, e de suas ações gerando um comportamento mais crítico diante do texto, sintetizando cada estudo realizado.

É perceptível a importância da biblioteca no crescimento e aprimoramento físico, intelectual, espiritual e social do indivíduo no decorrer de sua vida. E esse trabalho tem início com a biblioteca escolar, que atende as crianças e adolescentes desde o início de sua vida acadêmica e cabe ao profissional bibliotecário oferecer esse apoio aos professores e demais participantes da comunidade escolar, em prol do desenvolvimento dos alunos. E para isso é necessário profissionais competentes, acervos e equipamentos atualizados, atendimento excelente, estrutura física e visual acolhedora, equipe multidisciplinar, apoio da equipe gestora e atividades dinâmicas que possibilitem vivências no mundo da leitura.

Portanto cabe ao profissional bibliotecário e a esse espaço, denominado biblioteca escolar, fazer a diferença desde a infância na vida do aluno, levando-o a perceber a importância e o gosto que a leitura tem e o que é capaz de oferecer em sua vida

É através da leitura que se promove a facilidade em interpretar, facilitando a compreensão de outras disciplinas escolares, interpretação de informações que nos rodeiam no dia a dia, nos tornando críticos e capazes de melhor apreender os acontecimentos políticos, sociais, econômicos e afetivos que ocorrem em nossa sociedade.

(*) Terezinha Caldeira e Cristiane Castro são professores da rede municipal de ensino de Rondonópolis – MT.

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here