“Dessa forma, além de mais segurança e agilidade para os motoristas, vai gerar uma economia para o poder público”, explicou Carlos Nazário, se referindo a CRLV Digital – (Foto: Arquivo)

Assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), os motoristas também já podem contar com uma versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV), documento de propriedade de uso obrigatório para todos os proprietários de carros ou motos quando dirigindo ou pilotando seus veículos. O documento está disponível desde o final do ano passado, bastando para tanto baixar um aplicativo no celular, fazer um cadastro e a versão digital do mesmo já estará disponível.

De acordo com Carlos Nazário, chefe da 2ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Rondonópolis, para acessar o CRLV Digital, primeiro é preciso baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que em seguida aparecerá uma lista com todos os veículos vinculados ao CPF do usuário, que então poderá se cadastrar para ter no seu celular o seu CRLV Digital. “A partir daí, se você não quiser mais imprimir o seu CRLV, você poderá apresentar a versão digital em qualquer fiscalização, que vai ter lá um QR Code, que vai passar todas as informações de seu veículo para o agente de fiscalização. Assim, pagou IPVA, licenciamento anual e seguro, você clica lá no aplicativo e já vai aparecer o novo CRLV, que é a mesma coisa que CRLV impressa”, explicou.

Ele conta que hoje grande parte dos estados já aderiram ao novo sistema e, a partir de 2021, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) quer abolir a CRLV impressa. “O papel-moeda é muito caro, e também há um número limitado de funcionários nos Detrans. Dessa forma, além de mais segurança e agilidade para os motoristas, vai gerar uma economia para o poder público. Assim, as pessoas não vão precisar ficar indo aos Detrans ou algum posto de atendimento para imprimir o documento. Ele vai do escritório, da casa dele, de onde ele estiver, poder fazer o seu documento”, continuou Nazário.

O chefe da Ciretran conclui esclarecendo ainda que isso só será possível para aquelas pessoas que estiverem com seus veículos em dia e já no seu nome. O aplicativo Carteira Digital de Trânsito está disponível para download no Google Play e App Store.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here