Integração Lavoura-Pecuária (ILP) segue crescendo muito no estado, com mais produtores e pecuaristas adotando o sistema – (Foto: Arquivo)

 

Com o tema “Integrando Lavoura, Pecuária e Pessoas”, Rondonópolis vai receber nos dias 15 e 16 de maio a quarta edição do Encontro Mato-grossense de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), com a realização da Aliança SIPA, que promove e difunde o avanço de Sistemas Integrados em escala global.

O responsável pela organização do evento, o professor Edicarlos Damacena de Souza, que também integra o departamento técnico da Aliança SIPA, destaca que a principal novidade para esta edição será a mudança na dinâmica das palestras, que nas edições anteriores eram divididas em três dias e na atual a programação será distribuída em três grandes painéis.

“Este ano teremos uma dinâmica diferente, com os painéis de ‘Gestão de Fazendas’, ‘Recursos Humanos’ e ‘Intensificação Sustentável’, que estão altamente ligados a temática do encontro que é Integrando Lavoura, Pecuária e Pessoas. Muitas vezes é dado importância à intensificação com técnicas agronômicas e esquecemos que são as pessoas que fazem o sistema acontecer”, explica.

 

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

Segundo Damacena, a ILP segue crescendo muito no estado, com mais produtores e pecuaristas adotando o sistema a cada ano.

“Aqui em Mato Grosso temos mais de 2 milhões de hectares com integração, onde predominantemente são lavouras de soja que depois entra pasto. E um dos grandes desafios é aumentar a produção animal na safrinha, que está por volta de 5 arrobas por hectare e que é muito aquém do ideal, e para isso temos protocolos de sistemas de integração que batem 16 arrobas por hectares na mesma safrinha”, disse.

A Aliança SIPA é uma iniciativa sem fins econômicos e sem fins lucrativos que promove a cooperação entre os setores público e privado para a pesquisa e a difusão de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária sob pilares da intensificação sustentável.

Ela é liderada pelo Grupo de Pesquisa em Sistema Integrado de Produção Agropecuária (GPSIPA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pelo Núcleo de Inovação em Tecnologia Agropecuária (NITA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pelo Grupo de Pesquisa e Inovação em Sistemas Puros e Integrados de Produção Agropecuária (GPISI) da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

O evento acontece no Espaço Ideias, no bairro Parque Sagrada Família.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here