Grupo de atletas do ciclismo de Rondonópolis irá participar do 11º GP Mega – (Foto – Divulgação)
“Vamos tentar competir de igual para igual, usando a força de vontade para tentar chegar aAXAXo pódio”, declarou o ciclista Leônidas Santos

Um grupo de atletas do ciclismo de Rondonópolis irá participar do 11º GP Mega, que acontece neste domingo (16) na cidade Campo Grande (MS). A prova marca o início do estadual de ciclismo do estado vizinho e a expectativa dos rondonopolitanos é conseguir bons resultados para a cidade.

Segundo Leônidas Santos, um dos quatro atletas que irão representar a cidade na competição da modalidade Speed, o grupo se dividiu para participar de três categorias: Elite, para os mais experientes e melhor ranqueados; Master B1 e Master B, para atletas de nível intermediário; e todos já vêm treinando há pelo menos seis meses visando a prova. “Essa prova acontece no asfalto, no autódromo da cidade, e terá a duração de uma hora, o que dará cerca de 70 quilômetros. Para melhorar meu condicionamento físico, eu tenho treinado na speed e de mountain bike, para melhorar a minha resistência e a explosão, para ver se consigo andar junto com o pessoal de lá, que é de um nível mais elevado, de nível nacional”, contou.

O atleta continua dizendo que, em termos de preparo físico, os atletas locais estão próximo do nível dos adversários, mas há uma grande diferença na questão do equipamento, as bicicletas, já que muitos dos ponteiros que irão participar da prova contam com patrocínio de grandes marcas e têm os melhores equipamentos à disposição, o que garante uma vantagem para os mesmos.

“Os equipamentos nós perdemos um pouco. Falando por mim, meu equipamento é inferior ao pessoal de lá, já que eu corro apenas com apoio dos amigos. As bicicletas, capacetes, uniformes, tudo é melhor, corta melhor o vento, esse tipo de coisa. Mas mesmo assim, da última vez que fui lá, eu consegui o primeiro lugar. Depois de uns vinte anos, voltei no ano passado e consegui concluir a prova, mas esse ano estou melhor preparado e vamos tentar competir de igual para igual, usando a força de vontade para tentar chegar ao pódio”, continuou Leônidas Santos.

A prova deve contar com atletas de elite do ciclismo nacional, que usarão a mesma como preparação de provas mais importantes, o que deve elevar muito o nível da competição. O atleta reclama da falta de apoio e de competições locais e estaduais, apesar do grande número de praticantes da modalidade esportiva na cidade. “Nem o municipal nós estamos tendo. Alguns empresários da cidade que organizam três ou quatro provas durante o ano, para incentivar a prática do esporte, mas o bom mesmo seria ter uma política de incentivo ao ciclismo, com competições, premiações, cobertura da imprensa, porque Rondonópolis hoje é a capital do ciclismo em Mato Grosso”, concluiu.

Além do próprio Leônidas, também irão participar da prova os atletas Marcos Rodrigues, Jean Arara e Leonardo Arara. Leônidas compete com o apoio do Jornal A TRIBUNA, do vereador Adonias Fernandes, do professor Everson, da Ferraço, Posto Marechal, Bike Show, Rondocar Automóveis e Parati Ferragens.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here