Se um cirurgião falha, o paciente pode morrer; se um motorista é imprudente, pode causar um acidente grave. Nesses dois exemplos podem perder a vida algumas pessoas. E quando o Ministro da Educação sequer domina a variante padrão da Língua Portuguesa? E quando propagandas oficiais vêm eivadas de desvios gramaticais crassos? A resposta é simples: mata-se, ainda que metaforicamente, milhões. Não existe mal maior que a disseminação da ignorância.

Quando o parnasiano Olavo Bilac escreveu “Última flor do Lácio, inculta e bela”, queria apenas homenagear o idioma pátrio com um soneto clássico. Inculto por ter nascido do latim vulgar, falado por soldados e outros romanos que não tiveram acesso ensino escolar; belo porque assim o entendia “O príncipe dos poetas brasileiros”. Que o senhor Weintraub presta um desserviço ao povo quando retira dinheiro da educação e corrobora as ideias nazifascistas do ocupante do Alvorada, não restam dúvidas. Recentemente, o “professor” Abraham Weintraub leu e assinou um ofício no qual havia duas ocorrências da palavra paralização com “s”. Em desfavor da educação brasileira, há, nesse senhor, um exorbitante cinismo atrelado a uma incapacidade linguística e pedagógica descomunais.

Já o Governo de Mato Grosso, calçado por agências de publicidade, institui o programa “Nota MT”. Essa é uma iniciativa que visa à melhoria da arrecadação e do controle do Estado, coibindo fraudes. Louvável, mas… o “Nota MT” poderia levar nota 10, não fosse a frase, estampada em letras garrafais, em empenas espalhadas pela Cidade Verde, “Pede a nota e concorra…” (sic). Alguns poderão argumentar que o que importa é a comunicação, sim; porém, se tão essencial, por que não a fazer de acordo com a Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB), afinal, todos sabemos a força da publicidade, ainda mais quando gritantemente ostensiva. Qual a dificuldade em consultar sítios, na internet, sobre concordância entre modos e tempos verbais? Nesse caso, tem-se duas possibilidades: “Pede a nota e concorre…” (Imperativo Afirmativo – 2ª pessoa do singular – tu) ou “ Peça a nota e concorra…” (Imperativo Afirmativo – 3ª pessoa do singular – você/ele). Como se vê, nada de outro mundo, óbvio.

Clarice Lispector disse: “A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve. Sobretudo para quem escreve tirando das coisas e das pessoas a primeira capa de superficialismo”. Claro que a gramática pela gramática é atitude inócua; todavia, vilipendiá-la é somente uma das formas de revelar descompromisso e despreparo para perceber as nuances das ações engendradas pelos discursos. Por trás de “erros inocentes” há um mundo invisível, por vezes tenebroso, como apregoa Shakespeare: “Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia”.

(*) Sérgio Cintra é professor de Redação e de Linguagens em Cuiabá. [email protected]

1 COMENTÁRIO

  1. Impressionante? Impressionante foi o silêncio do nobre professor e da esquerda comunista/socialista apoiadora de ditaduras sanguinárias, quando Lula simplesmente destruiu a língua portuguesa por pura falta de estudo e leitura, já que ele (até hoje) acha a leitura uma tortura, um martírio!
    A simples informação de que Lula leu Tolstói chega a dar dores abdominais de tanto riso, já que Lula, certamente não tem (como diria o finado e sábio Dr. Enéas), a menor arrumação intracromossomial para ler sequer os gibis da Turma da Mônica!
    O mesmo e absurdo silêncio foi vergonhosamente mantido quando Fernando Haddad, o poste de Lula, assassinou por inúmeras vezes a nossa língua portuguesa, basta digitar isso no YouTube e conferir as pérolas do poste!
    E por último e obviamente em primeiríssimo lugar em destruição da língua, temos uma mulher que deve ter sido responsável pela demissão de incontáveis intérpretes, já que era impossível traduzir, interpretar ou mesmo imaginar o sentido das asneiras proferidas por Dilma Rousseff! As insanidades ditas por Dilma fazem nosso Ministro da Educação parecer um PHD em linguística!
    Das hipocrisias ditas pela esquerda, as acusações de incapacidade de comunicação por parte de quem quer que seja, devem absolutamente ser as mais ridículas!
    Obviamente, não dá pra deixar fora das críticas a acusação de “neofascista” ao PR Jair Bolsonaro! Uma boa olhada no espelho poderia resolver isso, já que Lula tem inúmeras fotos e inegáveis amizades com ditadores dos mais perversos, como Kadafi, Cháves, Maduro, Obiang, Ahmadinejad, Fidel e tantos outros vermes ditadores!
    Os erros do nosso Presidente são muitos, mas ele é um amador perto do que fez Lula e Dilma!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here